O meia Andrés Iniesta celebrando o golaço que marcou. Junto com ele, Lionel Messi e Xavi. Foto: Felice Calabro AP/AE

O duelo de Champions disputado na última quarta-feira no estádio Camp Nou, em Barcelona, foi algo curioso. O Barça recebeu o Viktoria Plzen (Pilsen, em português), da República Tcheca, como o grande favorito, algo que o próprio rival confirmou de uma maneira diferente. Um dia antes do jogo, um dos craques do clube tcheco revelou quais eram as suas intenções e dos seus companheiros: “Todo mundo quer a camisa do Messi, mas eu já fico contente com a do David Villa”, declarou o goleador Daniel Kolar.

A equipe tcheca sabia que jogar no Camp Nou seria uma vitrine para o clube, para os jogadores e até para a cidade de Pilsen, na região da Boêmia, onde estão situadas as instalações do Viktoria. A pequena localidade é conhecida mundialmente por sua indústria cervejeira. Entretanto, o motor industrial do local nas última décadas é a fábrica central dos carros Skoda.

Os dirigentes do clube chegaram a presentear os jogadores e diretores do Milan com alguns exemplares da cerveja local, no confronto entre ambos estádio San Siro, no mês passado, também pela Champions League. A idéia era fazer o mesmo com o presidente do Barça e os seus jogadores. Ninguém sabe se o objetivo era que bebessem o presente antes do jogo.

Os ´Cervejeiros´ estão vivendo um particular conto de fadas no ano do centenário.

Em campo, o Barcelona jogou o suficiente para vencer a partida por 2 a 0. O primeiro gol saiu através de uma genialidade do meia Andrés Iniesta que regressou em plena forma da sua lesão. O atacante David Villa se encarregou de completar o placar. A falta de sorte nas finalizações de Messi – que criou inúmeras oportunidades – impediu um placar mais amplo a favor do time catalão.

Uma derrota honrosa para ´os cervejeiros´, como também são conhecidos os torcedores do time tcheco. O clube vive um particular conto de fadas no ano do centenário. Foi campeão nacional pela primeira vez na última temporada, convertendo-se na grande surpresa do país ao conseguir a vaga para a Champions. Também voltou a usar seu nome original, Viktoria Plzen, após ter outras cinco denominações distintas ao longo da sua história.