Ferran e Gundogan se abraçam após a jogada entre ambos que resultou no único gol da partida. / Twitter: @FCBarcelona_br
Ferran e Gundogan se abraçam após a jogada entre ambos que resultou no único gol da partida. / Twitter: @FCBarcelona_br

Com determinação e muito sofrimento, o FC Barcelona derrotou o FC Porto por 1 a 0, no Estádio do Dragão, assumiu a liderança isolada do Grupo H da Liga dos Campeões com 100% de aproveitamento e segue invicto na temporada 2023/24.

Mas a vitória teve um custo alto para o Barça. Lewandowski teve que ser substituído ainda no primeiro tempo, após sofrer uma entrada violenta de David Carmo, que nem sequer foi punido pelo árbitro. Em seu lugar, entrou Ferran Torres, um dos heróis da partida.

Nos acréscimos de um primeiro tempo equilibrado, Romário Baró errou em um recuo, Gundogan se aproveitou da falha e tocou para Ferran. O tubarão invadiu a área e finalizou com categoria para marcar um gol que vale ouro.

No segundo tempo, um Barça mostrou-se desconectado, impreciso e viveu um suplício. Fortalecido pela sua torcida, o FC Porto pressionou intensamente. Neste momento, Ter Stegen e Kounde, ambos em excelente fase, voltaram a se destacar.

O VAR evitou um pênalti cometido por Cancelo e Taremi teve um golaço de bicicleta anulado por um impedimento milimétrico. A situação era dramática, com o time culé acumulando cartões amarelos e algumas situações insólitas, como a de Lamine Yamal.

Ele se tornou o titular mais jovem da história da Liga dos Campeões. No entanto, na reta final do jogo dirigiu-se às pressas ao vestiário sem ser substituído. Ninguém entendeu nada. Segundo explicou Xavi, ele teve uma indisposição. O técnico chegou a esperar, mas ao perceber que não retornaria, colocou Marcos Alonso em campo.

Gundogan assumiu as rédeas da equipe e comandou a resistência culé da melhor forma possível. Foi eleito o MVP do duelo. Nos acréscimos, Gavi recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Araujo terminou a partida com muitas dores. O apito final soou como uma harpa angelical.

Com o resultado, o Barça lidera o Grupo H com seis pontos após duas rodadas, voltando a liderar uma fase de grupos depois de dois anos de frustrações. O FC Porto e o Shakhtar estão empatados em segundo lugar, ambos com três pontos. O Antwerpia ocupa a última posição, ainda sem pontuar.