Milhares de pessoas quiseram dar seu último adeus à Juan Antonio Samaranch, no Palau de la Generalitat, em Barcelona. Foto: LD Sport News

A cidade de Barcelona (Espanha) sofreu a perda do seu representante mais universal. Juan Antonio Samaranch faleceu no último dia 21 de abril, aos 89 anos, no hospital Quirón da capital da Catalunha por culpa de uma parada cardiorespiratória. O barcelonês foi presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 1980 até 2001 e desde então, nomeado presidente de honra da instituição.

Samaranch entra para a história como o revitalizador dos jogos olímpicos modernos. Um exemplo de uma vida dedicada ao esporte e à luta pela integração dos povos através do espírito olímpico. Foi também o idealizador das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, a mais incrível de toda a história principalmente pelo impulso social que representou para a cidade onde nasceu.

Seu corpo foi velado no Palau da Generalitat (palácio do governo catalão) e logo levado à catedral de Barcelona por vários medalhistas olímpicos espanhóis. Milhares de pessoas foram dar o seu último adeus à Samaranch num funeral presidido pela familia real espanhola e marcado pela emoção.

Samaranch dedicou toda a sua vida ao esporte. Foto: LD Sport News

Sua obra passa à eternidade e até o Papa Benedito XVI enviou os seus mais ´sinceros pêsames´ através de um telegrama da Secretaria de Estado do Vaticano. “Ele trabalhou o ideal olímpico na busca sem fronteiras pela convivência e o entendimento entre as pessoas e os povos. Quero transmitir meu apoio a todos os que choram essa perda e pedir muitas orações para essa personalidade tão destacada”, dizia o comunicado.