Mourinho não perde a oportunidade de provocar o Barcelona. Foto: AFP

O polêmico treinador José Mourinho deu início a sua habitual estratégia antes de jogos importantes. O Real Madri enfrenta o FC Barcelona no super-clássico do futebol mundial na próxima segunda-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona e o português já começou com a suas tradicionais provocações contra o rival. Mourinho celebrou dez anos como técnico nesta semana e foi entrevistado pela rede de televisão portuguesa RTP. Não faltaram ironias para referir-se ao Barça. Suas declarações foram reproduzidas na Espanha pelo diário esportivo Marca.

Na primeira delas, Mourinho assegurou que seu regresso ao estádio catalão será mais divertido no comando do clube madrilenho do que foram suas visitas anteriores. “Se quando eu ia a Barcelona com o Chelsea e com o Inter já era divertido, agora com o Real Madri será muito mais”, espetou. O treinador português também enviou uma mensagem carregada de ironia para o time catalão. “O Barça já ganhou tudo, mas nunca uma final de Champions League no estádio Santiago Bernabéu. Talvez só daqui a 30 ou 40 anos terá outra oportunidade de conseguir-lo (A Internazionale de Mourinho impediu que isso acontecesse no ano passado)”.

José Mourinho é considerado ´persona non grata´ em Barcelona. O que pouco gente sabe é que ele começou sua carreira como técnico justamente no Barça, como ajudante do inglês Bobby Robson e logo do holandês Louis Van Gaal. “Sem dúvida, devo a eles minha carreira como treinador”, revelou. Apesar do presidente do Barcelona, Sandro Rosell, ter afirmado que a torcida do Barça receberá o português com respeito, ninguém acredita nisso. Mourinho é o inimigo público nº 1 na Catalunha e sabe que não terá vida fácil durante sua estadia em Barcelona.