Pablo Martín Páez Gavira precisou de pouco menos de um ano e meio como jogador profissional para conquistar o mundo da bola. O popular ‘Gavi’ estreou no time principal do FC Barcelona no dia 29 de agosto de 2021, com apenas 17 anos e 24 dias.

De lá para cá virou uma peça fundamental no Barça e na Seleção Espanhola, quebrou recordes de precocidade, foi eleito o melhor jogador do mundo Sub-21 (Golden Boy e Troféu Kopa) e acaba de ser escolhido o MVP da final da Supercopa da Espanha 2023.

Agora, com apenas 18 anos, o diamante azul-grená já está definitivamente consolidado como um fenômeno do futebol mundial. Além de garra e intensidade, sabe marcar gols e dar assistências. Uma loucura.

A atuação memorável contra o Real Madrid (veja no vídeo abaixo) segue sendo o assunto do momento na Europa. Após a final, o próprio Xavi Hernández não ocultou a sua admiração por Gavi. “Ele é espetacular, não tem limites”, declarou aos meios do Barça.

O clube catalão sabe que tem mãos um talento raro, tanto que uma das suas prioridades recentes foi renovar o contrato dele  com uma cláusula de rescisão de 1 bilhão de euros. Todos sabem que o jovem craque vale qualquer esforço.

Sua evolução é constante, além de ter a mentalidade de quem quer fazer história no futebol. E ao lado de Pedri, Araujo, Balde, Ansu fati, Kounde e outros jovens talentos que também vivem um crescimento vertiginoso, o futuro dele pode ser glorioso.