Gavi comemora o gol marcado na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético de Madrid, no Camp Nou, pela Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br
Gavi comemora o gol marcado na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético de Madrid, no Camp Nou, pela Liga Espanhola. / Twitter: @FCBarcelona_br

O grande diamante do futebol europeu está no FC Barcelona, tem apenas 17 anos e com apenas uma temporada vestindo a camisa do time principal se tornou o sonho de consumo dos grandes clubes europeus. O nome dele: Pablo Martín Páez Gavira.

Mais conhecido como Gavi, ele encantou os torcedores culers e de toda a Europa na sua primeira temporada na equipe profissional. Disputou 47 partidas, marcou dois gols, deu cinco assistências e se tornou uma das peças-chaves no esquema no técnico Xavi Hernández.

Além disso, quebrou inúmeros recordes de precocidade. O fato de ter se tornado o terceiro jogador mais jovem (17 anos e 135 dias) a marcar um gol com a camisa do Barça é um exemplo disso. Suas grandes atuações como culé geraram novas oportunidades e mais recordes.

Gavi se tornou o jogador mais jovem (17 anos e 62 dias) a ser convocado para a Seleção Espanhola e também o mais jovem (17 anos e 304 dias) a marcar um gol oficial pela ‘Fúria’. O próprio técnico da Espanha, Luis Enrique, já revelou estar enfeitiçado pelo talento do jovem craque.

Prioridade para o Barça

A temporada espetacular de Gavi chamou a atenção de vários clubes da Europa. O jogador ainda tem contrato de juvenil no Barça – finaliza em junho de 2023 – e o clube catalão está trabalhando para conseguir o antes possível um acordo de renovação com o atleta.

Paralelamente, segundo informações da imprensa inglesa, times como Liverpool e Manchester City já fizeram ofertas pelo jogador que superam a do Barça. Gavi já revelou o seu desejo de seguir em Barcelona, mas a sua possível renovação já virou uma novela.

O final dessa história será revelado nas próximas semanas, mas o certo é que se o Barça pensa em seguir com o seu projeto de reestruturação, é prioritário manter no seu elenco um jogador como Gavi.