O FC Barcelona acabou com um incômodo tabu de quatro partidas sem vencer o Cádiz, em um duelo marcado por um dramático suspense envolvendo um torcedor que sofreu um infarto nas arquibancadas do estádio Nuevo Mirandilla, em Cádiz.

Corria o minuto 81 da partida. O Barça vencia por 2 a 0, com gols de Frenkie de Jong e Lewandowski, que precisou de apenas nove minutos em campo – após sair do banco de reservas – para voltar a deixar sua marca.

Foi quando o árbitro Del Cerro Grande percebeu algo estranho nas arquibancadas. Alguns torcedores alertavam para uma emergência médica. Um homem tinha sofrido um infarto e precisava urgentemente de ajuda.

O juiz tomou a sábia decisão de interromper o jogo para que todos unissem forças para ajudar o torcedor que, segundo informações posteriores, chegou a ficar cinco minutos sem pulso. Todos entenderam a importância de agir com rapidez.

O jogador do Cádiz, José Mari, ajudou um enfermeiro a levar uma maca até as arquibancadas. Além disso, um integrante da comissão-técnica do Barça emprestou um desfibrilador para o goleiro do Cádiz, Ledesma, que saiu correndo para levá-lo aos médicos.

O esforço de todos era exemplar, mas a situação era dramática. Os jogadores rezavam em campo e muitos torcedores faziam o mesmo nas arquibancadas. Após quase uma hora, conseguiram reanimar o torcedor e levá-lo ao hospital. O árbitro então autorizou o reinício da partida.

O Barça ainda teve tempo de marcar mais dois gols, através de Ansu Fati (que pediu desculpas à torcida local) e Dembélé. Mas tudo isso foi o que menos importou. A vida que salvaram nas arquibancadas foi a verdadeira vitória, compartilhada entre todos.