Raphinha, autor de um gol e uma assistência contra o Mallorca, exausto após a partida. / Foto: Ricardo Nogueira
Raphinha, autor de um gol e uma assistência contra o Mallorca, lamenta uma chance perdida. / Foto: Ricardo Nogueira

O FC Barcelona pôs fim a sequência de seis vitórias seguidas com um empate em 2 a 2 diante do Mallorca, nesta terça-feira, no Estádio Son Moix, em Maiorca, pela Liga Espanhola. O resultado manteve o Barça na liderança da competição, mas pode ser superado até o final da rodada.

Xavi Hernández cumpriu a palavra de seguir com as rotações e colocou Ferran Torres de titular, no lugar de Lewandowski, além de mudar a zaga central com o retorno de Araujo e a estreia de Iñigo Martínez na equipe inicial.

O Barça chegava em um momento doce e não imaginava o sufoco que teria que passar em Maiorca. Um erro na saída de bola de Ter Stegen no início do jogo resultou no primeiro gol dos donos da casa, marcado por Muriqi, o que desencadeou a loucura nas arquibancadas.

Empurrado pela torcida, o Mallorca conseguia bloquear os avanços do Barça com uma marcação contundente. No entanto, quando parecia confortável no jogo, acabou surpreendido pela garra de Raphinha. O brasileiro empatou o duelo com um golaço de fora da área.

O clube catalão ainda teve duas chances para virar o jogo, com Raphinha e João Félix, mas faltou precisão. O castigo não demorou. Nos acréscimos do primeiro tempo, Prats puniu um desentendimento entre Iñigo, Araujo e Ter Stegen e marcou o segundo do Mallorca.

O primeiro gol oficial de Fermín

Os jogadores culés voltaram para a etapa final confiantes em uma virada como a da última rodada, contra o Celta. O tempo passava e o empate não vinha. Xavi colocou em campo Lewandowski, Lamine Yamal e Fermín López. As mudanças surtiram efeito.

Raphinha entrou pela direita e cruzou para o centro da área, Lewandowski deixou a bola passar e Fermín López deixou tudo igual. Foi o primeiro gol do jovem talento com a camisa azul-grená. O Barça lutou até o final, mas desta vez teve que se conformar com um empate. Poderia ter sido pior.

O resultado mantém o clube catalão invicto na temporada, mas pode perder a liderança do Espanhol ao término da rodada. Porém, o mais preocupante foi a atuação culé nos dois últimos jogos, longe da conexão coletiva mostrada nas partidas anteriores. Um problema que Xavi deverá solucionar.