A goleada histórica sofrida diante do Bayern de Munique na Liga dos Campeões colocou o FC Barcelona na maior crise da história recente do clube catalão. Torcida, imprensa, diretoria e os jogadores concordam que chegou a hora de uma grande mudança.

Já começaram a surgir diversos rumores, entre eles o de que Messi teria anunciado para a diretoria o seu desejo de sair.

A diretoria do Barça não se pronunciou sobre isso, mas após o duelo contra o Bayern o presidente Josep Maria Bartomeu afirmou que “algumas decisões já tinham sido tomadas e outras serão anunciadas nos próximos dias”.

“Hoje foi um desastre. Não fomos a equipe que somos nem o clube que representamos”, acrescentou Bartomeu, que aproveitou a entrevista ao Canal Movistar+ para pedir desculpas aos sócios e torcedores do Barça pela dura derrota.

Por outro lado, Gerard Piqué foi ainda mais contundente. Abatido, um dos capitães do Barça resumiu o desempenho culé da seguinte maneira: “Vergonha é a palavra. Não dá para competir assim, não dá para ir pela Europa assim”.

O zagueiro catalão afirmou que chegou a horar de uma grande reestruturação no clube. “Não falo do treinador, dos jogadores, não quero culpar ninguém. Acho que estruturalmente o clube precisa de mudanças de todos os tipos”.

Piqué até se ofereceu publicamente a sair, caso seja necessário. “Eu sou o primeiro que me ofereço a sair se tem que vir sangue novo e mudar essa dinâmica, porque acho que agora chegamos no fundo do poço”.

“Todo temos que olhar, refletir internamente e decidir o que é melhor para o Barça, que é o mais importante”, concluiu Piqué, que conseguiu resumir em poucas palavras as sensações que os seguidores culés sentem nesse momento em todo o mundo.

Desta vez, um grande fim de ciclo chegou e pouco restará do grande Barça que maravilhou o planeta nos últimos anos. Mudanças virão e será necessário muita dedicação por parte de todos para que a equipe volte a brilhar como antes.