Os craques do Barça celebram juntos um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre o Napoli.
Os craques do Barça celebram juntos um dos gols da vitória por 4 a 2 sobre o Napoli. / Twitter: @FCBarcelona_br

Há pouco mais de um mês, nesse mesmo blog, escrevi que o FC Barcelona tinha um futuro prometedor. O artigo gerava dúvidas no leitor, pois tinha sido feito logo após uma derrota contra o Real Madrid, pela Supercopa da Espanha, na Arábia Saudita.

Se tivesse escrito o texto hoje, seria como chover no molhado. Um mês e meio depois daquela derrota, o desempenho do Barça evoluiu mais do que o esperado e aquilo que até então parecia um futuro prometedor se tornou um presente empolgante.

A maior prova disso foi a contundente goleada fora de casa por 4 a 2 sobre o Napoli, que rendeu ao clube catalão a classificação para as oitavas de final da Europa League. A atuação da equipe culé fez lembrar os melhores dias do Barça de Guardiola.

Jordi Alba, Frenkie de Jong, Gerard Piqué e Aubameyang marcaram os gols de uma vitória histórica. Entretanto, o protagonismo foi de toda a equipe, com destaque especial para Adama Traoré, cuja potência e velocidade são armas letais contra os oponentes.

A goleada em Nápoles foi a cereja do bolo de um mês de fevereiro que parecia assustador para o torcedor do Barça. ¡Mas que terminou sendo o mês da ressurreição do time catalão, com goleadas importantes contra o Atlético de Madrid e o Valencia.

Ainda falta um duelo para o FC Barcelona fechar o mês de fevereiro. Mas independente do resultado que tenha, todos agora olham o clube catalão com outros olhos, pois tudo indica que o Barça está começando aos poucos o que pode vir a ser outra etapa histórica.