O FC Barcelona segue ativo no mercado de transferências do verão europeu. O clube catalão anunciou oficialmente nesta quarta-feira um acordo com o Girona para a contratação do meia Oriol Romeu para as próximas três temporadas.

O contrato do jogador será até o dia 30 de junho de 2026 e sua cláusula de rescisão terá um valor de 400 milhões de euros. Deste modo, Oriol Romeu realiza o sonho de voltar ao Barça, já que é um dos inúmeros talentos formados nas categorias de base do clube catalão.

Nesse momento, Oriol começou a se formar como meio-campista com a marca 100% Barça até se consolidar no Barça Atlètic de Luis Enrique, com o qual jogou na Segunda Divisão. Além disso, também participou em dois jogos oficiais com a equipe principal sob o comando de Pep Guardiola, na temporada 2010/11.

Campeão europeu pelo Chelsea

Ao final dessa temporada, Oriol Romeu fez as malas e partiu para o Chelsea. No seu primeiro ano no futebol inglês, ganhou a Liga dos Campeões com os Blues. Após duas temporadas em Londres, acabou emprestado ao Valencia e ao Stuttgart para adquirir experiência em duas ligas de alto nível antes de retornar à Inglaterra e assinar com o Southampton.

Lá, ele se estabeleceu como um dos meio-campistas mais reconhecidos da Premier League e uma verdadeira lenda dos Saints. Com 256 jogos no currículo, ele se despediu após sete anos como o 11º jogador com mais partidas em toda a história do clube inglês.

Girona e Barcelona

Em setembro de 2022, Oriol Romeu fez as malas novamente, mas dessa vez para voltar perto de casa, no Girona. E em Montilivi, ele demonstrou todo o seu nível, além de ser o jogador mais utilizado pelo técnico Míchel durante toda a temporada, com 3.042 minutos de jogo.

Uma peça indispensável, foi fundamental para que os gerundenses terminassem em uma confortável décima posição em seu retorno à Primeira Divisão.

Dessa forma, a experiência acumulada ao longo de toda a sua carreira, o conhecimento perfeito do clube e do estilo de jogo que Xavi Hernández quer impulsionar, além do altíssimo nível demonstrado na Liga Espanhola, fizeram com que o FC Barcelona apostasse no retorno de um jogador maduro, que chega para somar desde o primeiro momento.