O primeiro a chegar Ilkay Gündogan. Um reforço de peso, mas o único até o momento anunciado de forma oficial. O Barça sabe que o tempo se esgota, a ansiedade da torcida cresce e a urgência para fechar as contratações para o elenco 2023/24 só aumenta.

Alguns nomes são dados como certo pela imprensa catalã. Um deles é o do brasileiro Vítor Roque, atacante mineiro de 18 anos, atual craque do Athletico Paranaense. O acordo já estaria feito e a única dúvida é se ele virá agora ou só em janeiro do próximo ano.

Uma incerteza que dependerá principalmente das vendas que o Barça consiga realizar neste mercado de transferências. Até o momento, a principal notícia neste contexto foi a rescisão do contrato do zagueiro Umtiti e o fim de uma novela que durava anos. Mas ainda falta muito.

Outro que os jornais espanhóis afirmam que será jogador do Barça é o zagueiro basco Iñigo Martínez (32 anos), há tempos na mira do clube catalão. Quem também estaria próximo de ser confirmado como culé é o jovem turco de 18 anos, Arda Güler. Porém, a briga por ele está acirrada.

O ruído da imprensa nessa época do ano é alto (na maioria das vezes, sem acerto), mas especialmente ela sabe que nada poderá ser feito sem antes o Barça executar a sua ‘Operação Saída’ à perfeição. Só no próximo dia 31 de agosto – data de fechamento do mercado – todos terão a resposta para esse suspense.

Um mercado das Arábias

A Arábia Saudita decidiu que chegou a hora de mudar o mapa futebolístico global na base de contratações estelares com ofertas milionárias irrecusáveis. Com o dinheiro do petróleo por trás e o próprio governo patrocinando seus principais clubes, os árabes não têm rivais.

Além do astro CR7, outros grandes nomes foram seduzidos pelos petrodólares e desfilarão seus respectivos talentos nos gramados da Arábia na próxima temporada (Benzema, Kanté, Brozovic, entre outros). A tendência é que esse número aumente em breve