Já é oficial. O FC Barcelona confirmou nesta segunda-feira a contratação do jogador alemão, Ilkay Gündoğan (32 anos). O meia finalizou o seu contrato com o Manchester City e assinará com o Barça para as próximas duas temporadas, mais uma opcional. Sua cláusula de recisão será de 400 milhões de euros.

Gündoğan desembarca em Barcelona com uma longa e bem-sucedida trajetória. Como qualquer criança apaixonada pelo futebol, ele deu seus primeiros chutes em sua cidade natal, Gelsenkirchen, lar do Schalke 04.

No entanto, foi o Bochum, também muito próximo de casa, que o recrutou para suas últimas temporadas na base antes de se transferir para o Nuremberg, onde deu o salto para a Bundesliga. Mas foi no Borussia Dortmund onde ele ficou famoso no mundo da bola.

Em Dortmund, ele chegou perto de conquistar a Liga dos Campeões. Perdeu a final de 2013, apesar de ter marcado um gol de pênalti. No entanto, sendo uma peça fundamental para Jürgen Klopp (atualmente técnico do Liverpool), foi campeão da Bundesliga na temporada 2011/12.

Com a Champions na bagagem

Agora, após sete anos no Manchester City, onde sua coleção de títulos se multiplicou, incluindo cinco troféus da Premier League e a tão desejada Liga dos Campeões, ele assume o desafio de ser um jogador fundamental para o meio-campo azul-grená.

Gündoğan possui instinto de artilheiro e uma compreensão do jogo que o tornaram um dos melhores meio-campistas da última década.

E um dos mais goleadores também, pois, nas sete temporadas em que jogou no futebol inglês, marcou um total de 60 gols, sendo o terceiro meio-campista mais artilheiro do futebol britânico nesse período.

Com ele, o Barça terá um meio-campo contundente, agressivo, com faro de gol e o técnico Xavi Hernández ganha um reforço de luxo para a sequência do projeto.