A sala de imprensa do estádio Camp Nou num Barça vs Real Madri de 2009. Foto: LD Sport News

Sempre me chamou a atenção a brutal expectativa coletiva que gera um clássico entre o FC Barcelona e o Real Madri. Mesmo no Brasil – considerado o país do futebol – nunca consegui ver algo semelhante. No futebol brasileiro também existem jogos cheios de história, rivalidade, mas todos se restringem a um interesse nacional . Já um clássico entre os maiores rivais do futebol espanhol é diferente, até pelo fato de contarem com muitos dos melhores jogadores da atualidade. E mais ainda se o duelo é válido pela semifinal da Champions League, a melhor e mais valiosa competição de clubes do mundo.

Para o confronto desta terça-feira, no Camp Nou, em Barcelona, foi quebrado um novo recorde com relação ao número de meios de comunicação credenciados. Um total de 965 profissionais divididos entre redatores, fotógrafos, comentaristas, câmeras e técnicos estarão presentes no estádio culé. Um número que representa 190 meios de 33 países distintos. Além disso, 224 países poderão ver a partida.

Até agora, o recorde anterior tinha sido pelas semifinal da Champions League 2007/08, entre o FC Barcelona e o Manchester United, também no Camp Nou, com 898 profissionais credenciados. Só que desta vez, Barça e Real Madri decidem uma vaga para a final de Wembley, em Londres, no próximo dia 28 de maio. O transcedental duelo desta noite marca o final do rally de clássicos entre ambas as equipes. E ninguém vai querer perder.