O Barça anunciou que Xavi Hernández não seguirá no comando do time principal na próxima temporada. / Twitter: @FCBarcelona_br
O Barça anunciou que Xavi Hernández não seguirá no comando do time principal na próxima temporada. / Twitter: @FCBarcelona_br

O FC Barcelona anunciou oficialmente nesta sexta-feira que Xavi Hernández não seguirá no comando do time principal. O treinador de 44 anos, que tinha decidido seguir até o fim do seu contrato em 2025 após anunciar que deixaria o clube ao final da temporada, foi comunicado pelo presidente Joan Laporta que o jogo contra o Sevilla deste domingo, pela última rodada da Liga Espanhola, será o último dele como técnico culé.

Segundo o comunicado do clube catalão, além de Laporta, participaram da reunião o diretor esportivo Deco, o vice-presidente Rafa Yuste e os auxiliares de Xavi, Òscar Hernández, irmão do ex-jogador, e Sergio Alegre. O Barça também destacou que informará nos próximos dias sobre qual será a nova estrutura da equipe profissional.

“O presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta tarde a Xavi Hernández que não continuará como técnico do time principal na temporada 2024/25. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo “, dizia o comunicado do clube.

Xavi Hernández soma até o momento um total de 142 jogos como técnico do Barça, com um retrospecto de 89 vitórias, 24 empates e 29 derrotas. Sob o seu comando, a equipe azul-grená marcou 274 gols e sofreu 155, além de conseguir um total de 60 dessas partidas sem sofrer gols. Nesse período, o treinador catalão ganhou dois títulos: a Supercopa da Espanha e a Liga Espanhola – ambos na temporada 2022/23.