O FC Barcelona anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo com o Manchester City para a transferência de Ilkay Gündogan. Assim, o meia alemão retorna ao time inglês após apenas um ano vestindo a camisa azul-grená. O Barça perde um jogador de grande qualidade, mas, por outro lado, ganha mais poder econômico para inscrever outros jogadores nas competições oficiais.

Gündogan chegou ao Barça no verão europeu de 2023 e disputou 51 jogos pelo clube catalão, distribuídos da seguinte forma: 36 na Liga Espanhola, 10 na Champions League, 3 na Copa do Rei e 2 na Supercopa da Espanha. Peça importante no meio de campo, foi um dos jogadores mais utilizados pelo técnico Xavi Hernández.

Nesse período, marcou cinco gols, todos na LaLiga, e deu 14 assistências – nove no Campeonato Espanhol, quatro na Champions League e uma na Supercopa da Espanha. O Barça agradeceu publicamente ao jogador em suas redes sociais e lhe desejou muita sorte para o futuro. Só o tempo dirá se a saída de Gündogan foi uma decisão acertada do clube catalão.