A Espanha conquistou pela primeira vez o troféu da Liga das Nações. O título inédito veio em uma emocionante disputa por pênaltis (5-4) contra a Croácia, em Roterdã, na Holanda, após um empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

Foi o quinto título da história da Seleção Espanhola. O goleiro Unai Simón se tornou o grande herói da final ao defender duas cobranças dos croatas. Após isso, o lateral Carvajal se encarregou de bater o pênalti decisivo com estilo e garantir a vitória.

Com a conquista, a Espanha se junta agora a Portugal e França, campeãs das edições da Liga das Nações de 2018/19 e 2020/21, respectivamente. Após 11 anos de jejum, a Fúria Espanhola volta a levantar uma taça e estar no topo do futebol europeu.

Entre os campeões do elenco espanhol, destaque para Jesús Navas, do Sevilla. O polivalente jogador de 37 anos se tornou o primeiro jogador da história a conquistar os títulos da Copa do Mundo (2010), Eurocopa (2012) e Liga das Nações (2023) com a sua seleção.

Destaque também para o técnico Luis de la Fuente, que conseguiu um título histórico para a Espanha com apenas quatro jogos no comando da equipe. Uma grande festa será realizada neste segunda-feira, em Madri, para comemorar a nova conquista espanhola.