O FC Barcelona assegurou a continuidade da sua principal revelação na temporada 2023/24. O clube catalão anunciou nesta quinta-feira a renovação do zagueiro Pau Cubarsí. Agora, o novo vínculo com o jugador de apenas 17 anos irá até o dia 30 de junho de 2027 e sua cláusula de rescisão será de 500 milhões de euros (aproximadamente 2,7 bilhões de reais).

A assinatura do novo contrato contou com a presença do presidente do FC Barcelona, Joan Laporta; do vice-presidente, Rafa Yuste; do diretor responsável pelo Futebol de Base, Joan Soler; do diretor esportivo do clube, Anderson Luis de Souza ‘Deco’; do diretor de futebol de base, José Ramon Alexanko; e do coordenador de futebol de base, Toni Hernàndez.

Uma ascensão meteórica

A trajetória de Pau Cubarsí no time principal foi meteórica. Ele estreou no dia 18 de janeiro desse ano em uma partida da Copa do Rei contra o Unionistas (1-3) e agora, menos de quatro meses depois, já alcançou a marca de vinte partidas e conquistou uma posição na defesa. Na sua estreia na Champions League, contra o Napoli, foi eleito o MVP da partida.

Dos 20 jogos que disputou até o momento no time principal, foi titular em 17. Cubarsí alcançou uma precisão de 90,98% nos passes e também pôde estrear pela seleção espanhola absoluta, com a qual disputou partidas contra Colômbia e Brasil, tornando-se aos 17 anos e dois meses o zagueiro mais jovem da história da Espanha a ter minutos em campo.

“Poder renovar é um sonho”

O jovem talento do Barça se mostrou feliz após a renovação. “Ser culé desde pequeno e poder renovar é um sonho”, afirmou Pau Cubarsí aos meios do clube. “Meu objetivo agora é seguir sendo o mesmo, seguir trabalhando e seguir melhorar para dar o máximo pela equipe”, completou.