Pau Cubarsí nunca esquecerá a noite de 12 de março de 2024. Com 17 anos, um mês e 20 dias, ele se tornou zagueiro mais jovem da história do Barça a disputar uma partida da Liga dos Campeões, superando o recorde que pertencia ao lateral Héctor Fort.

Para completar uma noite inesquecível, acabou eleito o MVP da vitória por 3 a 1 sobre o Napoli, que garantiu o clube catalão nas quartas de final da competição continental.  Ao terminar a partida, recebeu o abraço de todos os companheiros foram abraçá-lo. “Foi um dos dias mais felizes da minha vida”, declarou o jovem com um sorriso no rosto e o prêmio nas mãos.

A menos de dois meses da sua estreia oficial na equipe principal do FC Barcelona, Pau Cubarsí passou de ser um atletas das categorias de base utilizado em situações de emergência a peça chave do técnico Xavi Hernández para os momentos importantes. Contra o Napoli, Cubarsí deu um show na defesa e foi o jogador com mais passes e maior precisão nos passes de todo o conjunto azulgrana.

Youth League, Mundial Sub-17 e Champions

Em menos de um ano, Pau Cubarsí já disputou até três competições internacionais de máxima exigência. Com o Juvenil A do Barça, jogou três partidas da Youth League, duas delas na atual temporada. Além disso, com a seleção espanhola sub-17 participou tanto no Europeu quanto no Mundial, sendo titular em todas as partidas em ambos os torneios, com exceção do jogo contra o Uzbequistão, o último da fase de grupos, onde ele e o restante dos titulares descansaram.