Araujo marcou o gol da vitória do Barça no último minuto / Foto: Ricardo Nogueira
Araujo marcou o gol da vitória do Barça no último minuto / Foto: Ricardo Nogueira

Com um gol de cabeça do zagueirão Ronald Araujo no apagar das luzes, o FC Barcelona conseguiu uma vitória dramática fora de casa por 1 a 0, neste sábado, contra a Real Sociedad, pela 12ª rodada da Liga Espanhola. O resultado manteve o clube catalão na luta pelo título da competição.

O Barça não conseguiu jogar no primeiro tempo. Pouco inspirado, o time de Xavi Hernández foi sufocado pela pressão alta dos donos da casa, apoiados pela sua fervorosa torcida que lotou a Reale Arena. Com 30 segundos de jogo, Ter Stegen – MVP da partida – já tinha feito uma defesa milagrosa em um chute de Barrenetxea, que foi um verdadeiro pesadelo pela esquerda do ataque da Real Sociedad.

Sob o comando de Mikel Merino, Oyarzabal e Brais Méndez, além do perigo constante do japonês Take Kubo pela direita, a Real Sociedad controlou a partida e teve chances para abrir o placar diante de um Barça desorganizado e apático. Entretanto, apesar do domínio em todo o primeiro tempo, os donos da casa não conseguiram marcar.

O intervalo foi um alívio para o Barça. O clube catalão se organizou e voltou um pouco melhor, mas seguia inoperante nas ações ofensivas. Xavi Hernández decidiu mudar e colocou Ferran Torres no lugar de Fermín e tirou Lewandowski para o tão aguardado regresso do Pedri. As mudanças não surtiram o efeito desejado e a dinâmica do duelo seguiu igual.

Pouco depois, o técnico catalão colocou Raphinha e Lamine Yamal em busca da vitória, já que o empate não favorecia ninguém. As duas novas ‘balas’ de Xavi Hernández tinham mais pólvora, o Barça melhorou na reta final e teve três chances seguidas, com Ferran, Araujo e Gavi. O goleiro Álex Remiro fechou tudo e quando parecia que o empate era inevitável veio o gol azul-grená.

No último minuto, Gundogan levantou uma bola na área e o zagueirão Araujo pareceu como um raio para cabecear para o fundo das redes. O VAR ainda fez suspense, mas o gol foi confirmado. O resultado deixou o Barça na terceira posição, com 27 pontos, quatro a menos que o líder Girona. Uma vitória inesperada e importantíssima para o clube catalão.