Após 11 anos, a Inter de Milão volta a comemorar o título italiano / Twitter: @SerieA
Após 11 anos, a Inter de Milão volta a comemorar o título italiano / Twitter: @SerieA

A Internazionale voltou a soltar o grito de campeã italiana após 11 anos de jejum. O título chegou neste domingo (02/05), após o empate do Atalanta em 1 a 1 contra o Sassuolo, que garantiu matematicamente o troféu para o clube neroazzurro com quatro rodadas de antecedência.

Desse modo, a Inter de Milão do técnico Antonio Conte acabou com a hegemonia histórica da Juventus na Itália, que já durava nove temporadas. Curiosamente, o próprio Conte iniciou a trajetória vitoriosa da Vecchia Signora de nove títulos consecutivos – ganhou os três primeiros.

E agora é responsável de abrir os horizontes para uma Inter que dá sinais de querer e poder conquistar objetivos mais importantes. Especialmente com um atacante espetacular como o belga Romelu Lukaku, MVP da equipe na Série A com 21 gols e 10 assistências.

Mas não só ele. Lautaro Martínez, com 15 gols e 5 assistências, é o coadjuvante perfeito. Além de outros que merecem destaque nessa campanha vitoriosa da Inter de Milão, como Achraf, Barella, Vidal e os ‘renascidos’, Alexis Sánchez, Eriksen e Darmian.

Outro fator de destaque foi a contundência defensiva da Internazionale, que pelo segundo ano seguido teve a defesa menos vazada do Campeonato Italiano, com apenas 29 gols sofridos. Tudo graças ao trio formado por Skriniar, Vrij e Bastoni, além do goleirão Handanovic.

Foi o 19º Scudetto da história da Internazionale, que agora supera o seu grande rival Milan, que tem 18. Mas a Juventus segue líder com sobras desse ranking, com um total de 36 títulos.