Os craques do Barça comemoram o golaço do Raphinha contra o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa. / Foto: Ricardo Nogueira
Os craques do Barça comemoram o golaço do Raphinha contra o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa. / Foto: Ricardo Nogueira

O FC Barcelona saiu na frente de forma épica na disputa por uma vaga nas quartas de final da Champions League. Mesmo com um jogador a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo, o clube catalão conquistou uma vitória espetacular por 1 a 0 sobre o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa, graças a um golaço do brasileiro Raphinha.

Foi um duelo eletrizante. Os donos da casa quase marcaram no primeiro ataque, mas Szczesny salvou o Barça com a primeira de muitas grandes defesas ao longo da partida. O time catalão reagiu e teve a chance de abrir o placar, mas Trubin evitou o gol. Pouco depois, ocorreu o lance que mudou o rumo do jogo.

Cubarsí fez falta em Pavlidis e recebeu o cartão vermelho direto, em um lance que teve origem em uma infração do próprio Pavlidis sobre De Jong. O sacrificado pela expulsão do zagueiro culé foi o meia Dani Olmo, substituído por Araujo. A partir daí, o que se viu foi uma verdadeira aula de resistência do Barça, comandado por um genial Pedri e com Szczesny em estado de graça.

O esforço foi recompensado com um gol do atacante Raphinha, que aproveitou um erro da defesa adversária e soltou uma bomba da entrada da área, marcando seu 25º gol na melhor temporada da carreira. Com o resultado, o Barça precisa apenas de um empate no jogo de volta, na próxima terça-feira, para garantir a vaga na próxima fase da Champions League.

“Estamos satisfeitos com a vitória. Defendemos muito bem, como equipe, e isso é o mais importante. Soubemos controlar a partida, e esse é um triunfo incrível”, declarou o técnico Hansi Flick após o jogo. “Não foi fácil depois de ficarmos com 10 jogadores, mas reagimos bem. Ainda temos que jogar a volta, o Benfica é uma grande equipe e precisamos estar atentos”, completou.