Vitor Roque teve uma passagem bastante discreta com a camisa do Barça a acabou emprestado ao Betis. / Foto: Ricardo Nogueira
Vitor Roque teve uma passagem bastante discreta com a camisa do Barça a acabou emprestado ao Betis. / Foto: Ricardo Nogueira

A passagem de Vitor Roque pelo FC Barcelona parece ter chegado ao fim em tempo recorde e de forma decepcionante. O clube catalão anunciou oficialmente nesta segunda-feira um acordo com o Real Betis para o empréstimo do jogador até 30 de junho de 2025, com opção de extensão por mais uma temporada. O time andaluz assumirá o salário do jogador e terá uma opção de compra.

Vale lembrar que o Barça contratou Vitor Roque há um ano junto ao Athletico Paranaense. A ideia inicial era que ele chegasse a Barcelona para a atual temporada, mas sua incorporação foi antecipada para dezembro do ano passado, com sua apresentação ocorrendo em 5 de janeiro. Assim, ele teve a oportunidade de disputar a segunda metade da campanha 2023/24 do futebol europeu.

O problema foi que a aposta do Barça no atleta não teve o resultado esperado. Vitor Roque jogou sob o comando de dois técnicos durante seu breve período no clube – Xavi Hernández e Hansi Flick. Ele não conseguiu convencer nenhum dos dois, e o clube catalão decidiu buscar uma venda para tentar recuperar o investimento feito no jogador.

No entanto, ninguém se dispôs a pagar os 30 milhões de euros que o Barça desembolsou por ele, e a solução foi emprestá-lo ao Betis. Dessa forma, o clube catalão se livra de pagar seu salário e melhora o ‘fair play’ financeiro, permitindo a inscrição de jogadores importantes para o time.

Dois gols em 310 minutos

Nos seis meses em que vestiu a camisa do Barça, Vitor Roque participou de um total de 16 jogos – 14 deles na LaLiga e dois na Copa do Rei. Somou 310 minutos em campo e marcou dois gols. Vale destacar que o jogador tem contrato com o clube catalão até a temporada 2030/31, e será interessante observar o que acontecerá ao final da temporada.

A esperança do Barça é que Vitor Roque consiga, no Betis, disputar mais minutos e se adaptar ao futebol espanhol. No entanto, ele precisará trabalhar muito para melhorar a impressão deixada até agora, caso queira retornar ao time do Barça. Neste momento, parece uma tarefa quase impossível.

Lenglet no Atlético de Madrid

Outra saída por empréstimo anunciada nesta segunda-feira foi a de Clément Lenglet. O zagueiro francês será jogador do Atlético de Madrid até o dia 30 de junho de 2025. Neste caso, não há opção de compra.