Tito Vilanova derrotou o Real Madrid de José Mourinho na primeira oportunidade que teve como técnico do Barcelona. Foto: Alejandro García/EFE

Era um clássico com uma certa dose de tensão no ar. Afinal, ninguém em Barcelona esqueceu a ´dedada´ no olho que Mourinho deu em Tito Vilanova no ano passado – na época, auxiliar de Pep Guardiola. O incidente deu a volta ao mundo. Um ano depois, agora como técnico do Barça, Vilanova voltou a estar cara-a-cara com o polêmico treinador português.

Só que desta vez foi Tito Vilanova quem ´furou´ o olho do rival Mourinho. E logo no seu primeiro clássico como comandante do Barça. O FC Barcelona venceu o Real Madri de virada, por 3 a 2, na última quinta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona e saiu com vantagem na decisão da Supercopa da Espanha. A partida decisiva será na semana que vem, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Foi uma partida quente, principalmente fora de campo. Apesar do horário (22h30), a temperatura na capital da Catalunha durante o duelo beirava os 30º centígrados. Um calor agonizante para esquentar uma partida cheia de reviravoltas. O Barça foi melhor durante toda a etapa inicial e roteiro seguia igual no início do segundo tempo.

Messi foi o responsável pela virada culé e quebrou um jejum de quatro jogos sem marcar contra o Real Madrid. Foto: Albert Olivé/EFE

Mas foi o Real Madri quem abriu o placar através de Cristiano Ronaldo, de cabeça, aos 10 minutos da etapa final.  No minuto seguinte, o atacante Pedro empatava para o Barcelona. A virada culé veio com o melhor jogador do mundo. Lionel Messi cobrou um pênalti com precisão e quebrou um jejum de quatros jogos sem marcar diante do maior rival. Pouco depois, o meia Xavi Hernández anotou o terceiro do Barça e trouxe tranquilidade para sua torcida.

E quando tudo indicava uma nova goleada do Barça, uma falha absurda do goleiro catalão Victor Valdés ressuscitou o clube merengue. Ele teve que ver como o atacante Di Marial lhe ´roubava a carteira´ ao não querer chutar para longe uma bola recuada. No final, um resultado que não agradou  a ninguém, mas que ao menos mantém a emoção para a decisiva partida da semana que vem. É esperar para ver.