Vinnie Jones, em diferentes momentos da carreira. / Reprodução: Twitter
Vinnie Jones, em diferentes momentos da carreira. / Reprodução: Twitter

Você já ouviu falar de Vincent Peter Jones, o popular Vinnie Jones (55 anos)? Para quem tem menos de 30 anos talvez só o conheça dos filmes de Hollywood, mas estamos falando de um dos personagens mais violentos da história do futebol europeu.

Conhecido pelo apelido de ‘psicopata’, foi o jogador mais odiado da Premier League inglesa nas décadas de 80 e 90. Sua paixão pelas brigas era notória e sempre estava envolvido em confusão, nos gramados ou fora dele.

Entradas desleais, empurrões, socos e insultos faziam parte do ‘cardápio’ de Jones. A devoção que tinha pela violência fez que ele gravasse um vídeo em 1992 (Soccer´s Hard Man), no qual glorificava jogadas violentas e ensinava como bater nos adversários.

A repercussão negativa foi avassaladora e Jones acabou suspenso seis meses da Premier League e teve que pagar 20 mil libras de multa, um recorde na época.

Inglês de nascimento (Watford, 1965), vestiu as camisas do Wimbledon FC, Leeds United, Sheffield United, Chelsea e Queens Park Rangers. E entre 1994 e 1997 defendeu a seleção do País de Gales.

Nesta semana, Vinnie Jones voltou a ser destaque em alguns jornais esportivos da Europa, que relembraram alguns momentos da carreira desse que é considerado um dos jogadores mais temidos dos gramados ingleses.

Um título na carreira

Vinnie Jones conquistou apenas um título na primeira divisão do futebol inglês. Foi a FA Cup de 1988, diante do Liverpool. A maior proeza até hoje do modesto Wimbledon FC, clube no qual iniciou a carreira.

As conquistas nunca foram o ponto forte na trajetória de Jones. O que ele mais desfrutava era o confronto com o adversário, no qual costumava usar as táticas mais mirabolantes.

“Quando fico sabendo que um rival foi abandonado pela mulher, faço questão de lembrá-lo dentro de campo”, dizia.

A famosa foto com Gascoigne

Paul Gascoigne era um dos inimigos prediletos de Vinnie Jones e sempre ocorria algo quando se encontravam dentro de campo. Mas o apogeu dessa rivalidade chegou no dia que Jones agarrou sem pudor as partes íntimas do rival.

Os fotógrafos captaram o momento e a imagem fentrou para a história. Alguns torcedores ingleses possuem quadros desse momento autografado pelos dois protagonistas.

A famosa foto do ‘apertão’ de Jones a Gascoigne. Detalhe: autografada por ambos. / Reprodução: Twitter

Jones revelou anos mais tarde as coisas que chegou a dizer a Gascoigne dentro de campo. “Meu nome é Vinnie Jones, sou cigano, ganho muito dinheiro, vou arrancar a sua orelha com os dentes e jogá-la no gramado. Você está sozinho comigo, gordo”, foi uma delas.

Segundo no ranking de expulsões

Por incrível que pareça, Vinnie Jones é apenas o segundo jogador que mais vezes (12) recebeu cartão vermelho na história do Campeonato Inglês. O recorde é de Roy Keane (13).

Entretanto, no quesito violência e intimidação, Jones certamente ocupa a primeira posição.  “Ao longo dos anos me deram uns 80 pontos na cabeça e na cara por incidentes dentro de campo e em bares, tenho muitas cicatrizes”, confessou.

Problemas com a justiça

Com uma personalidade tão conflitiva, está claro que Vinnie Jones teve problemas com a justiça. No final dos anos 90, foi denunciado várias vezes por ameaça e chegou a cumprir 100 horas de serviços comunitários por ter agredido um vizinho.

Em 2003 foi condenado por insultar a tripulação de um voo e em 2008 foi detido por participar de uma briga em um bar.

Estrela de Hollywood

No final da sua etapa como jogador, a vida de Vinnie Jones deu um giro inesperado e ele conseguiu diante das câmeras a glória que não teve como jogador.

Ele aceitou uma oferta do diretor britânico Guy Ritchie para ser um dos protagonistas do filme Lock, Stock and Two Smoking Barrols (1988), na qual interpretava um matador de aluguel.

Por esse papel ele ganhou um Prêmio Empire como melhor ator estreante. Poucos depois participou da renomada Snatch, Porcos e Diamantes (2000) e ganhou outro Prêmio Empire, desta vez como melhor ator britânico.

Ao todo, Jones participou de mais de 25 filmes. Outros de destaque foram 60 Segundos (2000), A Senha: Swordfish (2001) e X-Man: The Last Stand.

“Eu gosto do estilo de vida de Hollywood, mas é certo que alguns atores merecem uma torta na cara porque se acham mais do que são”, declarou um uma entrevista a Revista Libero. Abaixo, uma das cenas de Vinnie Jones em Snatch, Porcos e Diamantes.

Câncer de pele e morte da esposa

Em 2013, Vinnie Jones descobriu um inimigo cruel e até então desconhecido: o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. Tanto ele como sua mulher, Tanya, receberam o mesmo diagnóstico. Ela faleceu em 2019, mas Jones sigue lutando.

“Briguei com os rivais mais duros em um campo de futebol e participei de brigas desagradáveis, mas esse é o rival mais duro e temido da minha vida”, revelou.