Muitos meios de comunicação chilenos repercutiram de forma emocionante o gesto do atacante espanhol David Villa. O craque do Barcelona enviou uma camisa do clube autografada aos 33 mineiros sepultados há um mês na mina de San José (Chile). Villa se emocionou com o drama dos trabalhadores principalmente pelo fato dele ser parte de uma família de mineiros e conhecer bem os problemas dessa profissão. O Chile acordou no último domingo com um abraço solidário inesperado com a camisa de Villa e nela a mensagem “Ânimo mineiros, muita força”.

Os chilenos se emocionaram com cada palavra do jogador e devoraram a notícia publicada no site do diário esportivo catalão Mundo Deportivo. Os italianos do jornal La gazzetta dello Sport também se juntaram rápido ao gesto e na edição da última segunda-feira botaram a foto de Villa na primeira página. Na Holanda, Suécia e Alemanha também houve muita repercussão do gesto do espanhol. A camisa do craque do Barça chegará ao Campo Esperanza (local do acidente) nesta quinta-feira.

David Villa foi a contratação mais cara do último mercado de tranferências do verão europeu. O FC Barcelona pagou ao Valência um total de 40 milhões de euros para trazer o goleador e tanto o clube como sua torcida estão convencidos que foi um grande negócio. Villa é um craque que dispensa apresentações e já demonstrou que é um profissional humilde e trabalhador. No caso dos mineiros, ele foi a primeira grande estrela internacional que se manifestou com seu apoio aos chilenos.