Vettel voltou a vencer com absoluta superioridade. Foi um passeio do alemão no GP da Turquia. Foto: Frank Augstein AP/AE

No GP da China, a McLaren encontrou a estratégia perfeita e Hamilton fez o resto. Com uma corrida perfeita, o inglês levou a vitória e, mais que isso, mostrou que Red Bull não era invencível. Desta vez, na Turquia, a história foi bem diferente. A equipe austríaca revelou que apesar de não ser imbatível, manda com folgas na temporada 2011 da F1. O alemão Sebastian Vettel venceu sua terceira corrida no ano e lidera tranquilo o mundial de pilotos. Webber, seu companheiro de equipe, completou a dobradinha da Red Bull.

A superioridade de Vettel foi absurda. Fez a pole no sábado com tanta vantagem que se deu o luxo de descer do carro para ver os rivais pelo monitor antes do fim da classificação. No domingo, não precisou ultrapassar ninguém para conseguir a vitória. Só teve que fazer sua corrida, com as paradas planejadas e pronto. Numa prova que teve 71 ultrapassagens, o terceiro maior número da história, Vettel não precisou fazer nenhuma. O alemão vinha de um acidente na sexta que não lhe deixou provar o carro, para logo dominar todo o fim de semana.

A novidade do fim de semana foi o salto de qualidade que apresentou a equipe Ferrari. Com o espanhol Fernando Alonso inspirado, a equipe italiana conseguiu voltar ao pódio. Por outro lado, a Ferrari voltou a mostrar a sua pior cara. Prejudicou o brasileiro Felipe Massa em três das quatro paradas nos boxes. Algo que já se transformou num ritual.

Alonso junto a Hamilton são os dois líderes da oposição ao regime ditatorial de Red Bull. O problema é que Vettel voa rumo ao seu segundo título mundial e sua equipe dá um salto de qualidade a cada corrida. São referência até na velocidade e na forma com que trocam os pneus. Se Ferrari e McLaren não encontrarem a fórmula para alcançar esse fenômeno, Red Bull e Vettel terão os dois títulos de 2011 na mão até a metade da temporada.

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 93 pontos
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 59
3 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 55
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 46
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 41

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – RBR-Renault: 148 pontos
2 – McLaren-Mercedes: 105
3 – Ferrari: 65
4 – Renault-Lotus: 42
5 – Mercedes: 26