Os jogadores do Nordsjaelland vão pedir explicações ao brasileiro pela sua atitude lamentável. Foto: EFE / Torkil Adsersen

O título dessa notícia poderia ser tranquilamente ´show brasileiro na Europa´ ou ´magia brasileira na Champions´. Teria tudo a ver. Mas isso não será possível por culpa de uma conduta anti-esportiva que foi repetida exaustivamente em todas a TV´s européias para que nunca mais volte a ocorrer num campo de futebol.

O Shakhtar Donetsk goleou os dinamarqueses do Nordsjaelland fora de casa por 5 a 2, na última terça-feira, em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da atual Champions League. Foram cinco gols de jogadores brasileiros. Até aí tudo bem. O problema aconteceu quando o Nordsjaelland vencia por 1 a 0 e tinha um jogador caído no campo. Um companheiro de time jogou a bola para fora para que o colega fosse atendido.

Na sequência, um jogador do Shakhtar chutou a bola em direção ao gol adversário com a intenção de devolvê-la, respeitando o ´Fair play´. Então apareceu o atacante Luiz Adriano para interceptar a bola, driblar o  goleiro rival e empatar o jogo. O lance chegou a dar vergonha alheia e causou a maior confusão. Adriano ainda marcaria mais dois gols na partida.

(Veja o lance polêmico protagonizado pelo atacante brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar)

Luiz Adriano não parou aí. Algumas horas após a partida publicou um comentário no Twitter provocando o adversário, que dizia: “O choro é livre”. Um dia depois, apagou o post. A UEFA já abriu um processo disciplinar contra o atleta brasileiro  por violar os principios de conduta da entidade. O caso será julgado na próxima terça-feira, dia 27.