O título da Liga Espanhola deste ano é uma briga entre dois clubes. A exemplo dos cinco anos anteriores. Sempre que jogam o FC Barcelona e o Real Madrid não faltam emoções. O problema vem depois, já que os outras partidas  perdem completamente o interesse. Sábado passado (06.03) foi um exemplo disso. O Barça entrou primeiro em campo. Empatou. O Madrid jogou depois. Venceu e agora é líder. Uma loucura. Ninguém sabe o que pode acontecer. A única certeza é que o campeão sairá daí.

O craque argentino Lionel Messi, com dois gols, salvou o Barça de uma derrota em Almeria. Messi já soma 18 gols na Liga Espanhola. Foto: www.fcbarcelona.cat

O empate de 2 a 2 entre o Barcelona e o Almeria demonstra que o time de Pep Guardiola já não tem as mesmas facilidades de antes para ganhar seus jogos. Messi, que com Barça é Dr. Jekyl e com a Argentina, Mr. Hyde, uma vez mais salvou um time que da perfeição absoluta vive agora um principio de dúvidas. O futebol é assim, de memória curta. A calmaria após os seis títulos conquistados na temporada anterior se vê afetada por uma turbulência. Leve, até o momento.

Melhor neste caso para o Real Madrid. Os ´merengues´ protagonizaram uma virada épica nos acréscimos contra o Sevilha, por 3 a 2, no estádio Santiago Bernabéu e são os que mandam na tabela após 25 rodadas – faltam 13 para o final. Das críticas aos elogios.

Apesar de não ter marcado, Guti foi um dos protagonistas na na virada épica contra o Sevilha, por 3 a 2, no estádio Santiago Bernabéu. Foto: LD Sport News (Thiago Marder)

Sem dúvida, um briga que oferece espetáculo para o torcedor mas que não ajuda a ocultar a realidade de uma Liga que a cada ano se mostra menos equilibrada.

Real Madrid e Barcelona estão empatados em pontos (62) na liderança da Liga Espanhola BBVA. O Valência, terceiro colocado, está 15 pontos atrás. Um abismo separa os dois do ´resto´ do futebol espanhol. Uma desigualdade em elenco, orçamento e estrutura. ´O problema é dos outros´, dizem alguns. Pode ser. Mas o clássico entre ambos no dia 10 de abril é visto pelos espanhóis como se fôsse a ´final´ do campeonato. Ninguém duvida, pois cada ano é o mesmo. Assim, fica mais chato que debate do Big Brother.

Liga Espanhola BBVA 2009/10

Classificação após 25 rodadas

1. Real Madri:       62 pontos

2. FC Barcelona:   62

3. Valência:            47

4. Sevilha:               43

5. Malhorca:          43

6. Deportivo:         41