O técnico Bielsa aos poucos vai impondo o seu estilo no futebol espanhol. O Athletic Club já leva dez jogos invicto. Foto: LD Sport News.

Foi um daqueles duelos em que o torcedor tem vontade de voltar a pagar o ingresso. Athletic Club e FC Barcelona protagonizaram um partida de outros tempos, no último domingo, no estádio San Mamés, em Bilbao (País Basco). O palco mais tradicional do futebol espanhol foi o cenário perfeito para que todos pudessem apreciar o futebol em estado puro.

A chuva deu aquela pitada épica ao duelo. A atmosfera da Catedral de San Mamés, como também é conhecido o único estádio que presenciou todas as edições da primeira divisão da Liga Espanhola, a sua acústica e a pressão da torcida oferecem um ambiente que entusiasma. Isso explica porque os jogadores a cada lance pareciam lutar por um prato de comida após dias no deserto. Um espetáculo que apesar de ter sido válido pela 11ª rodada do Campeonato Espanhol, parecia uma final de campeonato (Veja os melhores momentos da partida).

Qualquer um que ganhasse seria merecedor, mas o empate em 2 a 2 foi uma espécie de justiça divina. O Athletic Club enfrentou o poderoso Barcelona sem medos nem complexos. Uma coragem que tem a ver com o trabalho do renomado treinador argentino Marcelo ´El Loco´ Bielsa (56 anos). Ele já conseguiu introduzir na mente dos Leões de San Mamés a sua particular filosofia de futebol. E isso é muito, já que Bielsa é considerado uma referência para muitos técnicos. Já levam 10 jogos invictos.

Messi disputa uma bola com Amorebieta. Nos acréscimos, o argentino marcou o gol de empate do Barça, o primeiro dele en San Mamés. Foto: Juan Manuel Serrano AP/AE

Um dos seus discípulos mais famosos é Pep Guardiola. O comandante do Barça é um dos principais amantes dos métodos de Bielsa, a quem inclusive chegou a pedir conselhos antes de virar treinador. Foi também um duelo entre amigos que possuem uma visão privilegiada desse esporte e que deram um presente inesquecível à todos os que viram essa aula de futebol. E aos que ainda irão ver.

Afinal, ninguém se atreverá a deixar no esquecimento o golaço de Ander Herrera, que colocou a bola no ângulo de Valdés e acabou com uma imbatibilidade de 886´ minutos do goleiro do Barça – novo recorde da Liga Espanhola. Nem o empate de Cesc minutos depois. Nem o gol contra de Gerard Piqué, que incendiou o estádio. Muito menos o gol salvador de Lionel Messi já nos acréscimos. O argentino acabou com a maldição de nunca ter marcado em San Mamés e, de quebra, manteve o Barça como único clube invicto nesta temporada.

Bielsa confessou certa decepção pelo empate, mas reconheceu que o resultado foi justo. “O fato de levar um gol nos acréscimos aumenta a frustração por não vencer, mas o empate foi justo pelo belo trabalho das duas equipes”, afirmou. Pep Guardiola foi mais longe. “Quero parabenizar os 22 jogadores que protagonizaram esse espetáculo. Foi uma homenagem ao futebol”, declarou. O estado de felicidade coletivo após o apito final não deixou nenhuma dúvida de que realmente se tratava de uma partida especial.