Barcelona e Real Madri fazem esta noite a sexta decisão entre ambos da Copa do Rei da Espanha.

Será a sexta vez que FC Barcelona e Real Madri se encontram numa final da Copa do Rei da Espanha. A última delas foi no dia 5 de abril de 1990, por coincidência no mesmo lugar que será o palco da decisão desta quarta-feira, o estádio Mestalla, em Valência. O Barça venceu por 2 a 0 com gols de Guillermo Amor e Julio Salinas e superou o máximo rival nos confrontos diretos em decisões. Uma vantagem que pode ser ampliada esta noite. Ou não.

Até o momento, Barça e Real Madri decidiram a Copa mais antiga do futebol espanhol em cinco oportunidades. O clube catalão ganhou três, contra duas vitórias da equipe madrilenha. A primeira final entre ambas as equipes ocorreu em 1936, um pouco antes do país ibérico entrar numa profunda e sangrenta guerra civil. O Real Madri venceu o primeira batalha por 2 a 1.

O Barça só teve a oportunidade de vingar-se 32 anos depois, no dia 11 de julho de 1968, com uma vitória por 1 a 0, em pleno estádio Santiago Bernabéu. Em 1974, outra decisão. Desta vez, os madrilenhos aplicaram uma goleada por 4 a 0 sobre o rival, no estádio Vicente Calderón da capital espanhola. O quarto duelo entre ambos foi em 1983, quando o Barcelona voltou a vencer, desta vez por 2 a 1, no estádio La Romareda, em Zaragoza.

O FC Barcelona entra em campo hoje para defender sua hegemonia nesta competição. O clube catalão é o maior detentor de títulos da Copa do Rei, com 25 ao todo. O Real Madri possui 17, o último deles conquistado há 18 anos. Esta noite, um novo capítulo dessa história será escrito em Valência. Independente do resultado que se produza, quem certamente ganhará será o torcedor. Então, que abram as cortinas e comece o espetáculo.