O país de Nelson Mandela será o primeiro a sediar uma Copa do Mundo no Continente Africano. Foto: WordPress/Ben Peterson

Acabou a contagem regressiva. Quando a bola rolar nesta sexta-feira (11/06) no jogo inaugural entre a anfitriã África do Sul e México terá início o maior espetáculo do futebol mundial. Ao todo, 32 países deixarão a alma na busca pelo título da primeira Copa do Mundo em território africano. Um mundial misterioso, desconhecido, que se apresenta de forma imprevisível aos olhos do mundo.

O país de Nelson Mandela terá até o dia 11 de julho a responsabilidade de não decepcionar na organização da Copa. Uma tarefa árdua já que a segurança e a estrutura ainda esta semana deixava muito a desejar. Vários jornalistas foram assaltados à mão armada na madrugada desta quarta-feira (09/06) no hotel onde se encontravam, em Magaliesburgo, a 120km de Johannesburgo. Nesse ponto, a coisa começou mal antes mesmo da bola rolar.

Negar a realidade de que o Mundial na África terá muitas dificuldades é tão estúpido como acariciar um porco-espinho ou beijar uma água-viva. A FIFA já revelou que a preocupação será em minimizar os problemas estruturais para os visitantes. Uma situação que pode ser menos dura caso o turista tenha claro que está indo para a África, ou seja, bem longe da tecnologia asiática ou do ´Know-how´ europeu para estes acontecimentos.

As principais ´feras´ que estarão soltas na África do Sul. Foto: Fifa Media Channel

A incógnita segue quando o tema é o futebol. Na África, um favorito: Espanha. Nenhuma outra seleção possui um melhor conjunto que a ´Fúria´. Sua tradição em mundiais como já disse o presidente Lula esta semana ´não convence´. O certo é que aquí na Espanha todos já dão o título como certo. Já veremos…

Brasil, Inglaterra, Holanda e Argentina vêm logo atrás na lista de favoritos. Bom, no caso da Seleção Brasileira e da Argentina a história é velha. Já os ingleses e holandeses se aproveitam da boa safra de jogadores e entram na lista de candidatos. Sem falar nas eternas Itália e Alemanha…O normal seria que o campeão saísse dessa lista, mas na Copa do Mundo mais selvagem da história tudo pode acontecer. Então, que soltem as ´feras´ nos gramados e que começe esse safari da bola.