Cada pergunta é uma tortura para o atacante Alexis Sánchez. Foto: LD Sport News

O atacante chileno Alexis Sánchez é rápido dentro de campo, mas é muito mais diante da imprensa. É público e notório que o arisco jogador do Barça tem mais medo de jornalista que um vampiro de um crucifixo. Mas quando não tem como fugir, o negócio é ser o mais breve possível nas respostas. Desse modo, Sánchez quebrou um recorde nesta quarta-feira, na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Barcelona.

A estrela da Seleção Chilena ofereceu uma entrevista coletiva completa em nada menos que 13 minutos. Nem Usain Bolt seria tão rápido. A quantidade de jornalista presentes era a mesma de um dia normal no CT do Barcelona. E o número de perguntas realizadas, também. O problema é que as respostas de Sánchez duram, no máximo, 12 segundos. Ainda assim ele conseguiu transmitir alguma mensagem.

Um dos assuntos principais foi a cobrança que está sofrendo por ainda não ter rendido o mesmo no FC Barcelona que na sua época na Udinese da Itália. Na Itália, era conhecido como o ´niño maravilla´ e no ano pasado o Barça desembolsou mais de 30 milhões de euros por ele. “Sei que posso melhorar muito e vou seguir lutando para que isso aconteça”, afirmou. “Aceito as críticas, me fazem mais forte”, completou.

Quando lhe pediram para fazer uma avaliação pessoa, foi contundente com ele mesmo. “Dou uma nota 5 para mim até agora e sei que posso render mais que isso”, declarou. O próprio Alexis reconheceu onde está falhando. “Necessito me soltar um pouco mais e voltar a encarar os adversários nas jogadas individuais”.

Alexis Sánchez chegou ao Barça através de Pep Guardiola. Um ano depois, está sob as ordens do novo técnico, Tito Vilanova. Alguma coisa mudou? Parece que não. “Foi uma pena a saída de Guardiola, mas Tito trabalha muito parecido e estou feliz com ele também”. Perguntado sobre quem deve ganhar a Bola de Ouro 2012, Sánchez foi taxativo. “Quem merece é Messi”.

O momento mais curioso da coletiva foi quando o amigo e companheiro de profissão, Patricio Nunes (do Canal 13, de Chile) lhe perguntou sobre sua falta de vontade para atender a imprensa, algo inadmissível para uma estrela como ele. O normal é que cada jogador do Barça saia para as coletivas no mínimo umas três ou quatro vezes por temporada. Alexis, que nunca aparece, respondeu: “É que sempre fazem sorteio no vestiário e foi a primeira vez que fui sorteado”, explicou. Obviamente, ninguém acreditou. Mas rendeu umas boas risadas.