Para os grandes clubes europeus não existe nada mais preocupante do que a famigerada ‘Data FIFA’, o famoso período reservado para que as seleções nacionais disputem seus jogos oficiais ou amistosos por todo planeta.

Quando a partida vale alguma coisa é até aceitável, mas na sua grande maioria são duelos inexpressivos e completamente inúteis – ainda que tentem dizer o contrário. É uma situação na qual há muito ônus e pouco bônus.

O grande problema para os principais clubes da Europa é liberar o seu jogador saudável para a seleção e vê-lo regressar contundido. Em alguns casos, com lesões graves. O exemplo mais recente disso é o zagueiro do FC Barcelona, Ronald Araujo (23 anos).

O uruguaio é a referência da zaga do clube catalão. Ele foi disputar um duelo contra o Irán e com menos de um minuto teve que sair de campo. E o pior: com uma lesão séria, que o obrigou a ser operado nesta quarta-feira, na Finlândia.

Ou seja, por culpa de um duelo completamente desnecessário, Araujo não poderá participar dos importantes jogos que o Barça terá nas próximas semanas e é quase certo que estará fora da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022.

Indenização da FIFA

O Barça sem dúvida foi o clube mais prejudicado nesta última ‘Data FIFA’. Além de Araujo, o clube catalão teve mais três atletas contundidos e que estarão fora de campo por, no mínimo, três semanas.

São eles: Memphis, Frenkie de Jong e Koundé. Além disso, Dembélé também sentiu dores na panturrilha ao atuar pelo França. Esse é o drama que os grandes clubes da Europa vivem por contar com os melhores futebolistas do mundo.

Entretanto, no caso do Araújo a FIFA vai indenizar o Barça com quase 29 mil euros por dia, durante todo o período que o atleta estiver se recuperando. Pelo menos, um consolo para o Barça na parte econômica. Por outro lado, a perda na parte esportiva é irreparável.