O Athletic Club é um dos grandes clubes do futebol espanhol. O Leão é um símbolo do clube.

Quando se fala em clubes da Espanha, o primeiro que vem à cabeça do torcedor em geral são o Real Madrid e o FC Barcelona. É normal pela enorme dimensão midiática que possuem essas equipes fora do país ibérico. Mas quando o assunto é o futebol espanhol, aparece outro time que possui um peso muito importante neste contexto.

Um clube cheio de peculiaridades e que, talvez por culpa de uma delas, não pôde seguir no caminho das vitórias durante a globalização que atravessou o futebol europeu. Apesar disso, mantém o peso e a tradição de ser o único time que disputou – junto ao Real Madrid e Barça – todas as edições da Primeira Divisão da Liga Espanhola.

É o Athletic Club de Bilbao. Uma das equipes com maior número de títulos no território espanhol. Um time cuja história se mistura com a do próprio futebol na Espanha. Os Leões, como também são conhecidos seus jogadores, sabem que representam muito mais que uma camisa. São emblemas de uma entidade que valoriza como poucos a cultura e a tradição do seu povo.

O Blog LD Sport News esteve em Bilbao no ínicio de novembro para o duelo entre o Athletic e o Barcelona, uma partida tão antiga quanto a própria Liga Espanhola. O cenário: o estádio de San Mamés, o único palco que acolheu todas as edições da elite do Campeonato Espanhol. Conheça um pouco mais sobre a história do Athletic, um clube que desperta o interesse dos amantes do futebol.

O Museu Guggenhein de Bilbao é o principal cartão-postal da cidade. Em 2010, Bilbao ganhou o prêmio Lee Kuan Yew, considerado o ´Oscar´ do Urbanismo. Foto: Divulgação

Bilbao

Situada no País Basco (uma das 17 Comunidades Autônomas que constituem o estado espanhol), a cidade de Bilbao conta com um total de 355.771 habitantes, segundo o CENSO de 2009. É a capital da província de Vizcaya e sua população disfruta de uma excelente qualidade de vida. Sua proximidade com o Mar Cantábrico oferece aos seus moradores uma infinidade de praias para desfrutar do verão. Já no inverno, a curta distância com as montanhas nevadas da França e da própria Espanha é um convite irresistível para o esqui.

A atividade portuária foi a base da sua evolução regional, algo reforçada por uma eficaz industrialização que lhe converteu numa das principais potências espanholas no século XX. É a cidade mais povoada do País Basco e em 2010 recebeu o prêmio Lee Kuan Yew – World City Prize, considerado o ´Oscar´ do Urbanismo.

O País Basco possui cultura e idioma próprios e a sua população têm muito orgulho disso. Neste contexto nasceu o Athletic Club e desde as suas origens se manteve fiel à esta cultura até se converter num dos seus principais emblemas. O turista que chega à Bilbao e às instalações do Athletic poderá ver as fotos com toda essa história e também que tudo está indicado em castelhano e também no idioma local.

Estádio San Mamés

A Cova dos Leões, palco de batalhas épicas. O estádio mais tradicional do futebol espanhol. Fundado em 1913, é o único que acolheu todas as edições da primeira divisão da Liga Espanhola. O nome se origina de um jovem santo (São Mamés) que morreu como mártir após ser lançado aos leões pelos romanos por não querer abdicar da sua fé.

Athletic Club e FC Barcelona em campo antes do duelo que protagonizaram no último dia 6 de novembro. O estádio de San Mamés voltou a ser palco de um jogo histórico. Foto: LD Sport News.

Ir à San Mamés é uma espécie de culto para a torcida do Athletic, por isso ao longo dos anos o estádio começou a ser chamado de Catedral pelos seus seguidores. Apesar de tanta história, esse lendário palco do futebol europeu será derrubado em 2013, justo quando completará um século de vida.

No mesmo ano, o Athletic inaugurará seu novo estádio, que já está sendo contruido numa localização muito próxima do atual. Se chamará San Mamés Barria e terá capacidade para 53 mil torcedores, contra os 40 mil de agora, além de todas as modernidades exigidas pela FIFA para ser um estádio cinco estrelas.

Athletic Club

Fundado em 1898, o Athletic Club de Bilbao era o grande nome do futebol espanhol nos seus começos, algo que foi diminuindo aos poucos com o passar das décadas. Mesmo com o início da globalização mais selvagem no futebol, no início dos anos 80, o clube permaneceu fiel às suas origens. Até hoje só aceita no seu elenco jogadores nascidos no País Basco ou dos estados vizinhos de La Rioja e Navarra, algo que o diferencia de todos os outros.

O Leões celebrando um gol em San Mamés. Ao lado da sua torcida, o Athletic costuma ser um pesadelo para os adversários.

Uma política que lhe converte também no clube que mais aproveita as jovens promessas das categorias de base. O Centro de Treinamento de Lezama é uma espécie de patrimônio popular. O Athletic possui oito títulos da Liga Espanhola (é o quarto nesse quesito) e 24 conquistas da Copa do Rei da Espanha, uma a menos que o FC Barcelona. Ofereceu personagens históricos ao futebol espanhol como o atacante Telmo Zarra e o goleiro Iríbar.

Atualmente a equipe é comandada pelo técnico argentino Marcelo Bielsa, um nome consagrado que chegou para dar um padrão de jogo a um time que se encontrava sem rumo. Uma estratégia que já está surtindo efeito. Bielsa já impôs o seu estilo no clube além de ter recuperado o  espírito lutador que sempre caracterizou os jogadores do Athletic. Um fato que renova as esperanças da torcida em ver os Leões outra vez no doce caminho das vitórias.