O Levante é a grande surpresa da Liga Espanhola 2010/11.

O assunto já ganhou proporções astronômicas. Até o diário New York Times chegou a enviar um jornalista para investigar o fenômeno. O repórter Jake Appleman veio até a cidade de Valência para tentar responder a pergunta que está na boca de todos: Como pode o Levante (um dos times com menor orçamento da da Liga Espanhola 2011/12) ser o líder da competição após nove rodadas disputadas?

O que parecia uma surpresa se converteu numa realidade ameaçadora até para os poderosos clubes da Espanha. O Levante já derrotou nesta temporada o Real Madri e o Villarreal e segue no caminho das vitórias. O heróico triunfo por 3 a 2 sobre a Real Sociedad, na última quarta-feira, nos acréscimos, situou o clube valenciano na primeira posição da tabela da Liga da Estrelas (Clique aqui e veja os gols da vitória do Levante diante da Real Sociedad).

O Levante vive o momento mais incrível dos seus 102 anos de história. Após nove partidas, conseguiu o quarto melhor início da Liga Espanhola, com 23 pontos – sete vitórias e dois empates. O time é comandado pelo técnico Juan Ignacio Martínez e tem como esquema tático o 4-2-3-1.

Também possui um estádio para 25 mil torcedores. E isso é tudo. Sem nenhum segredo. Um trabalho humilde e eficiente que já virou notícia em todas as partes e que servirá como exemplo para muitos. A questão agora é: até quando aguentará a pressão de ser líder da melhor liga da Europa?