Foi a terceira Champions League conquistada por Pep Guardiola, a segunda dele como técnico. Foto: Miguel Ruiz/Àlex Caparrós (www.fcbarcelona.cat)

Com a vitória em Wembley, Pep Guardiola se converteu no treinador mais jovem a conseguir dois títulos da Champions League. Com somente 40 anos, o técnico catalão superou o recorde anterior que pertencia a José ´Ego´ Mourinho, com 47 anos em 2009. Mourinho deve ter tido outro chilique ao mesmo tempo que não parava de fazer a célebre pergunta: ´Por que, por que?´.

Guardiola é o símbolo máximo do barcelonismo. Foi campeão da Champions League em 1992 como jogador no ´Dream Team´ de Johan Cruyff. Aperfeiçoou como técnico o estilo de jogo aprendido naquela época e o botou em prática no seu primeiro trabalho como treinador.

O resultado foram 10 títulos em três anos. Desde que assumiu o controle do clube catalão, Guardiola só perdeu dois títulos dos doze que disputou. Além de ser um muito querido pelos jogadores, o precoce técnico do Barça possui números de veterano. Um fenômeno, sem dúvida.