Os jogadores do Barça celebram a grande exibição no domingo dos Reis Magos. Foto: EFE / Alberto Estévez

Era o domingo dos Reis Magos. Na Espanha, todos sabem que Melchior, Baltazar e Gaspar só trazem presentes para aqueles que se comportam bem durante o ano. Pelo visto o torcedor do Barça foi um exemplo de boa conduta. Tanto que o presente foi uma goleada do FC Barcelona por 4 a 0 no clássico catalão contra o Espanyol, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Um placar construido em apenas 28 minutos de jogo.

Os jogadores culés usaram o resto do tempo para oferecer uma das melhores exibições de passes, jogadas, dribles, entre outras coisas já vistas num campo de futebol. A goleada só não foi de escândalo por culpa do árbitro, que decidiu anular alguns gols legítimos do Barça e dar um domingo menos triste ao oponente. Mas a torcida nem ligou. Pelo contrário, saiu feliz da vida.

E não é para menos. O Barça igualou um recorde que pertencia ao próprio clube e que ja dura 70 anos na Liga Espanhola: o de cumprir 36 jogos seguidos marcando nesta competição. Outro que não falha com o seu compromisso com o gol é Lionel Messi.

O craque argentino fechou a goleada culé e já leva oito jogos consecutivos balançando as redes no Campeonato Espanhol. Messi leva 26 gols em somente 18 rodadas da competição. Um fenômeno imparável que nesta segunda-feira deverá ser coroado o melhor do mundo pelo quarto ano seguido.

E o mais importante: o Barça venceu com Tito Vilanova comandando o time no banco de reservas. Tudo perfeito. Para terminar, uma curiosidade: há mais de um que afirma ter visto os Reis Magos assistindo a partida num cantinho do Camp Nou. Não seria nada estranho já que eles também merecem um presente. E não tem presente melhor que ver o Barça jogar. Eles sabem disso.