O craque Samuel Eto´o teve 20 milhões de motivos para decidir trocar a Internazionale pelo Anzhi, da Rússia. Foto: Caetano Barreira/AE

Czar era o título usado pelos monarcas do império russo entre os anos 1546 e 1917. Um termo que estava extinto, mas que parece que irá ressuscitar depois que alguns jornais italianos confirmaram a transferência do atacante Samuel Eto´o (30 anos) da Internazionale para o Anzhi, da Rússia. O valor da transação não impressiona tanto: 27 milhões de euros (aproximadamente R$ 65 milhões). A surpresa está no que o camaronês irá cobrar de salário por temporada: 20 milhões de euros (R$ 45 milhões).

Assim ficou fácil a decisão. Eto´o será de longe o jogador mais bem pago do planeta. Cristiano Ronaldo, do Real Madri, tinha o melhor salário anual até agora, com 12 milhões de euros. Eto´o será o novo Czar do futebol mundial, graças ao multimilionário Suleiman Kerimov. Ele é o proprietário do Anzhi desde janeiro de 2011 e já tinha botado o time na mídia com a contratação do brasileiro Roberto Carlos. Tudo dentro de um projeto audacioso de transformar este clube de apenas 20 anos de história numa referência do futebol europeu.