Dois dias antes do Brasil vs México, os trabalhadores correm contra o tempo para preparar o acessos ao Castelão. Foto: Raul Spinass/AE

O estádio Aderaldo Plácido Castelo, o popular Castelão, pode se considerar um dos mais privilegiados da Copa das Confederações 2103. Além de receber jogos da Seleção Brasileira e da Seleção Espanhola (atual campeã do mundo), o estádio da capital cearense também será palco de uma das semifinais da competição da FIFA.

Por tudo isso, era esperado que o estádio de Fortaleza fosse entregue em perfeitas condições já para a partida desta quarta-feira, entre Brasil e México. Mas a realidade é outra. O caos impera nos arredores do estádio, dificultando o acesso dos veículos e também da própria torcida. Na última segunda-feira, tive a oportunidade de conversar com um dos responsáveis pelo acabamento do pontos de acessos do Castelão.

O funcionário preferiu não se identificar para não sofrer represalias, mas disparou: “Enviamos a solicitação para finalizar as obras em fevereiro e só na última sexta nos deram a autorização. Agora querem tudo pronto em três dias. É impossível”. Também bati um papo com o taxista que me trouxe ao estádio e virou um amigo, o ´seu´ Alberto.

O caos impera nas entradas e arredores do Castelão. Foto: LD Sport News

Sobre a avenida de acesso ao estádio, Alberto explicou o seguinte: “Fizeram tudo na pressa, em duas semanas. A sinalização é horrível, principalmente para os turistas. Ninguém sabe onde ir”. A prefeitura também buscou ocultar as partes que não estão asfaltadas com placas publicitárias.

Apesar do caos na parte de fora do Castelão, a torcida não desanimou e promete animar a Seleção Brasileira nesta quarta-feira. Os 57.326 lugares do estádio cearense estarão completamente ocupados para o duelo contra o México.