Oriol Romeu voltou a ser titular na derrota contra o Shakhtar. / Twitter: @FCBarcelona_br
Oriol Romeu voltou a ser titular na derrota contra o Shakhtar. / Twitter: @FCBarcelona_br

Com um desempenho decepcionante, o FC Barcelona perdeu a chance de garantir sua classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões. O clube catalão foi superado nesta terça-feira pelo Shakhtar Donetsk por 1 a 0, no Volksparkstadion, em Hamburgo, pela quarta rodada da fase de grupos da competição europeia, deixando uma imagem preocupante.

Xavi Hernández promoveu mudanças na escalação titular, resgatando o tridente ofensivo formado por Raphinha, Lewandowski e Ferran Torres. Oriol Romeu reassumiu seu posto no meio-campo, Christensen formou a dupla de zaga com Araujo e Marcos Alonso foi para a lateral esquerda. A intenção era poupar João Félix, Balde e Fermín López.

Contudo, assim como no jogo contra a Real Sociedad, no último sábado, pela Liga Espanhola, o Barça exibiu um futebol irreconhecível, especialmente na primeira metade. Exceto por dois chutes de longa distância — um de Gündogan e outro de Raphinha —, o time se mostrou apático e sem criatividade, algo que a equipe ucraniana soube explorar.

Aos 15 minutos, Matviyenko exigiu uma defesa difícil de Ter Stegen. Contudo, na segunda tentativa do Shakhtar, o goleiro alemão nada pôde fazer. Gocholeishvili cruzou da direita, sem oposição de Marcos Alonso, Christensen errou na marcação e Sikan cabeceou no ângulo, marcando o único gol da partida.

A dinâmica do jogo não se alterou após o intervalo e Ter Stegen realizou mais duas defesas em poucos minutos. Xavi Hernández, então, fez uma substituição em massa, colocando João Félix, Pedri, Balde e Lamine Yamal nos lugares de Raphinha, Ferran, Oriol Romeu e Marcos Alonso. A medida drástica do treinador refletia sua insatisfação com a atuação do time.

Na tentativa de mudar o panorama, Xavi lançou Fermín López nos minutos finais, mas a alteração foi ineficaz e o Barça perdeu a invencibilidade na competição. O resultado mantém o time na liderança do Grupo H, com nove pontos, agora empatados com o FC Porto. O Shakhtar está em terceiro, com seis pontos, e o Royal Antwerp, ainda sem pontuar, é o último e está fora da competição.