Apenas três dias depois de uma dura eliminação na Liga Europa, o FC Barcelona voltou a sofrer um tropeço importante, desta vez na Liga Espanhola. O Barça foi derrotado pelo Almería, fora de casa, por 1 a 0 e viu a sua vantagem na liderança da competição cair para sete pontos.

Foi a segunda derrota do Barça no Campeonato Espanhol, mas o que realmente preocupou até o técnico Xavi Fernández foi a imagem do time dentro de campo. “Provavelmente foi a pior atuação da equipe na temporada”, afirmou após a partida.

O domingo começou de forma otimista, com uma oportunidade de ouro para abrir dez pontos de vantagem na tabela. Mas um gol do atacante Touré acabou com a sequência negativa do Almería no campeonato e transformou o dia do Barça em um pesadelo.

Com a derrota, o clube catalão permanece com 59 pontos, mas agora com 23 rodadas disputadas. O segundo colocado, Real Madrid, tem 52. O fato de ver a sua vantagem diminuir não parece tão preocupante. Mas a dinâmica que o Barça entrou de forma repentina, sim.

Com desfalques importantes, o time de Xavi Hernández passou de invicto em 2023 a sofrer duas derrotas seguidas que tiveram um alto preço. Tudo isso em um momento crucial da temporada e a poucos dias do clássico contra o Real Madrid, pelas semifinais da Copa do Rei.