Um jogador do Ferenkvaros posando com a torcida de papelão.
Um jogador do Ferenkvaros posando com a torcida de papelão / Twitter: @Fradi_HU

O torcedor de papelão parece ter sido uma das saídas encontradas pelos clubes da Europa para amenizar a falta de torcedores reais nas arquibancadas durante os jogos.

Desta vez o exemplo veio da Hungria, que retomou o futebol no último sábado (23/05) em meio à pandemia da Covid-19. Jogando em casa, o Ferenkvaros venceu o Debrecen por 2 a 1 e disparou na liderança da competição, com 56 pontos em 24 partidas.

Mas o que chamou a atenção no estádio foram os cinco mil cartazes de papelão com fotos de torcedores de verdade em uma campanha intitulada ‘Be There Somehow’ (‘Esteja lá de algum jeito’).

Uma estratégia utilizada recentemente na Bielorrússia e também na Bundesliga, pelo Borussia Monchengladbach. Além disso, o Ferenkvaros copiou a ideia do Bayern de Munique de colocar barulho de torcida no sistema de som do estádio (veja no twitter abaixo).

A moda já pegou e não seria nenhuma surpresa se dentro de pouco tempo os clubes europeus comecem a competir para ver quem tem a melhor torcida de papelão no seu estádio.