2011 foi sem dúvida o melhor ano da carreira esportiva do meia Thiago Alcântara, do FC Barcelona. Foto: LD Sport News (Gloria Tapia)

O FC Barcelona encerrou suas atividades neste ano com um treino na manhã deste sábado, realizado na Cidade-Esportiva Joan Gamper, em Sant Joan Despí (Região Metropolitana de Barcelona). Após o trabalho comandado pelo técnico Pep Guardiola, o meia brasileiro nacionalizado espanhol Thiago Alcântara (20 anos) foi o encarregado de protagonizar a última entrevista coletiva oferecida pelo clube catalão em 2011.

Não há dúvidas de que o ano que passou foi fantástico para o jovem meia do Barcelona. A qualidade demonstrada no Barça converteu Thiago numa das novas realidades do futebol mundial. Foi campeão de tudo e em muitas das conquistas teve uma grande dose de protagonismo. Também ganhou títulos importantes e um espaço no time principal da Seleção Espanhola, atual campeã do mundo.

Para completar, fechou o ano como um dos três melhores jogadores sub-21 da Europa. Instigado por este blogueiro a fazer uma avaliação pessoal do seu particular 2011, Thiago foi direto. “Para mim foi um ano sensacional. Não esperava acabar desta maneira, com tantos títulos e elogios. Mas acredito que quando você põe vontade e mentaliza seus objetivos, as coisas sucedem naturalmente”.

Sobre os planos para 2012, o jovem craque prefere que as coisas sigam no mesmo caminho. “Espero seguir contribuindo para que o Barça ganhe títulos. Desejo que os êxitos coletivos continuem alegrando a todos”. Thiago também mostrou otimismo sobre a possibilidade do Barça repetir o feito de 2009, quando conseguiu a Tríplice Coroa do futebol europeu (Copa do Rei, Liga Espanhola e Champions League). “Creio que é possível repetir essa façanha, mas é uma tarefa muito complicada”, ressaltou.

O craque aproveitou para comentar se possui algum favorito para a próxima Bola de Ouro, que será concedida no dia 9 de janeiro ao melhor jogador do mundo, numa gala da FIFA na Suíça. Seus companheiros de clube, Messi e Xavi, concorrem ao prêmio ao lado de Cristiano Ronaldo, do Real Madri. “Lionel Messi é indiscutível. Para mim é o nº 1 neste esporte. É um prazer jogar ao lado dele”, finalizou.