Justo Tejada e Lucas Duarte, no Clube Barcino, em Barcelona.
Justo Tejada e Lucas Duarte, no Clube Barcino, em Barcelona.

Hoje tive o prazer de tomar um café com Justo Tejada Martínez (82 anos), no Clube Barcino, em Barcelona. Tejada é uma das lendas de uma época de ouro do FC Barcelona. Atuou com a camisa culé entre 1953 e 1961, marcou um total de 129 gols em 253 jogos e ganhou diversos títulos. Logo, foi para o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano e também foi campeão.

Como culé, integrou uma equipe que contava com nomes como Kubala, Luis Suárez (o único espanhol que ganhou a Bola de Ouro), Evaristo de Macedo e Czibor. Era um fenômeno dentro de campo e jogou ao lado e também contra os maiores nomes do futebol mundial.

Entre eles, Pelé e Garrincha. “Joguei contra os dois, em duelos contra o Santos e o Botafogo e posso te afirmar uma coisa: o Garrincha era melhor que o Pelé. Ninguém conseguia tirar a bola dos pés dele”, declarou. “O Pelé também era um fenômeno e marcava muitos gols, mas o Garrincha era algo inexplicável”, acrescentou.

Paixão por Messi

Falando de grandes nomes do futebol mundial, não resisti e perguntei: “Quem você considera o melhor jogador da história?”. Tejada, sem hesitar, respondeu: “Messi, sem nenhuma dúvida. Não existiu e não há nenhum jogador como ele, é o melhor de todos”.

Saúde de ferro

Com 82 anos de idade, Tejada vai diariamente na academia e joga tênis todas as semanas. A alegria e a lucidez com a qual lembra todos os detalhes de momentos históricas do futebol europeu, contagia. Nesta semana teremos a oportunidade de conversar muito sobre futebol…


LUCAS DUARTE
Twitter: @LD_BCN
Instagram: @lduarte77