O brasileiro Diego Alves (26 anos) não se cansa de ser notícia no futebol espanhol. O goleiro do Valência voltou a transformar-se numa muralha no duelo decisivo da semifinal da Copa do Rei da Espanha, disputado na última quarta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona.

Alves realizou no mínimo quatro defesas importantes diante de jogadores como Lionel Messi e Cesc Fábregas. Apesar disso, não pôde evitar a derrota da sua equipe por 2 a 0 e adiou o sonho de jogar sua primeira final de uma competição espanhola (Clique e veja os melhores momentos do FC Barcelona vs Valência).

Alves é a atual grande sensação do futebol espanhol por sua agilidade como goleiro, o que inclusive lhe rendeu apelidos como ´Buffon brasileiro´ ou ´Pára-pênaltis´. O craque do Valência conversou alguns minutos com o Blog LD Sport News depois do duelo contra o Barça, na sala de imprensa do Camp Nou. Confira!

LD Sport News – Na sua opinião, o que faltou ao Valência para sair com um resultado melhor esta noite diante do Barcelona?

Diego Alves – Faltou aproveitar melhor as ocasiões de gol que tivemos. O fato do Barcelona ter marcado um gol fora de casa no duelo da ida nos obrigava a marcar aqui no Camp Nou e não conseguimos.  O Barça aproveitou a primeira chance que teve. Sabíamos que seria complicado já que o Barça é um time muito forte dentro do seu estádio. Acredito que esta noite eles foram superiores.

LD Sport News – Estar num clube grande e tradicional da Espanha como o Valência te permite agora sonhar em conseguir grandes objetivos, como conquistar títulos internacionais ou quem sabe ser o goleiro do Brasil na próxima Copa?

Diego Alves – Vou trabalhar para isso. Sonho em ser o goleiro do Brasil no futuro e cumprir esse sonho seria algo muito bonito. Também quero ganhar títulos e o Valência realmente nos dá a perspectiva de ao menos poder lutar por eles. Só que independente disso, seguirei fazendo meu trabalho com a mesma dedicação mostrada durante toda a minha carreira.

LD Sport News – Aqui em Barcelona ninguém queria que o jogo fosse decidido nos pênaltis porque sabem que você é um especialista no assunto. Sem querer, você acabou se transformando numa espécie de Taffarel, alguns inclusive te chamam de ´Buffon brasileiro´.  Que fase, hein?

Diego Alves – (risos) Eu comecei a defender os pênaltis, os números foram crescendo e hoje eu tenho essa média importante. Não foi nada planejado, mas acho que ajuda. Consegui o respeito da imprensa, dos jogadores e do torcedor. Por outro lado, da mesma maneira que você vai ficando conhecido também fica mais difícil manter esses números, já que os adversários também te conhecem melhor.

LD Sport News – Desde a tua chegada no futebol espanhol, você apresentou uma evolução constante dentro de campo. Aos poucos conseguiu ser uma unanimidade na Liga das Estrelas. A Espanha parece ter feito bem pra você…

Diego Alves – No começo foi difícil, mas depois de cinco anos aqui as coisas são muito melhores, sem dúvida. Cada ano que passa você ganha mais experiência, mais aprendizado. O nivel e a exigência também são altos e você acaba acelerando muitas coisas. O melhor de tudo é saber que ainda tenho muito para aprender.

LD Sport News – Agora que você já está famoso por toda a Espanha e jogando num clube reconhecido como o Valência, a sua rotina mudou de alguma maneira? Pode seguir realizando tranquilamente tarefas como abastecer o carro, por exemplo?

Diego Alves – Sim, tudo normal. Até porque aqui na Europa é mais tranquilo nesse sentido. O assédio também existe, mas posso assegurar que é muito menor que no Brasil. Joguei no Atlético Mineiro e te garanto que em Belo Horizonte era mais complicado fazer essas coisas.