Imagem da catedral de San Basilio e do Kremlin, em Moscou, durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. / Foto: LDSportNews
Imagem da catedral de San Basilio e do Kremlin, em Moscou, durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. / Foto: LDSportNews

O mundo do esporte decidiu tomar medidas drásticas contra a Rússia, diante da gravidade da invasão e agressão militar contra a Ucrânia. A FIFA, a UEFA e a Euroliga decidiram expulsar as seleções e clubes russos de todas as competições que organizam por tempo indeterminado.

A decisão chega apenas um dia depois de terem anunciado a proibição de jogos na Rússia e que o país não poderia usar seu nome, bandeira e hino nas competições. Mas a pressão da comunidade internacional resultou em medidas mais contundentes.

Várias seleções e clubes já tinham comunicado a FIFA e UEFA que não aceitariam enfrentar a Rússia ou qualquer clube oriundo deste país. Foi outro fator de peso para que as principais organizações do futebol mundial e europeu, respectivamente, tomassem essa decisão extrema.

Os efeitos das medidas são imediatos e a Rússia está eliminada da repescagem para a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. Os russos teriam que enfrentar a Polônia, em Moscou, no próximo dia 24 de março.

Spartak, expulso da Europa League

A UEFA anunciou que o Spartak de Moscou está expulso da Europa League. O clube russo enfrentaria o Leipzig nas oitavas de final da competição.

Além disso, a instituição que controla o futebol europeu também revelou a ruptura do contrato de patrocínio que tinha com a empresa de gás russa, Gazprom, de aproximadamente 40 milhões de euros por ano.

CSKA, Unics e Zenit, fora da Euroliga

A Euroliga de basquete também anunciou a expulsão de três equipes russas que disputam a competição com o mesmo nome. São elas: CSKA de Moscou, o Unics Kazan e o Zenit de São Petersburgo.