Dani Alves y Robinho num momento descontraído no CT do Atlético, em Curitiba - Paraná. Foto: Allan Costa Pinto

Agora é pra valer. A Seleção Brasileira já está na África do Sul para os últimos retoques antes  da estréia na Copa do Mundo diante da Coréia do Norte no dia 15 de junho.  O curioso é que uma escola de ensino médio da elite local foi a escolha do Brasil como lugar de treinamentos durante o mundial. Talvez o Dunga poderá ter algumas aulas sobre como chegar ao hexacampeonato, porque com a ´meia´ convocada por ele será preciso toda a ajuda disponível.

O Brasil passou pela cidade de Curitiba de forma quase secreta. O Centro de Treinamento do Atlético Paranaense foi onde Dunga blindou os seus jogadores da imprensa e da torcida. Jornalistas subiam nos telhados dos arredores para buscar alguma imagem. O elenco do Brasil disfrutou o que pôde da tranquilidade no frio da capital do Paraná. Dali um pulinho em Brasília para um encontro com o presidente Lula e depois vôo direto a Johannesburgo.

O presidente Lula recebeu o elenco da Seleção no Palácio do Planalto antes do vôo para a África do Sul. Foto. Divulgação (CBF)

Na última sexta, o técnico brasileiro já começou o trabalho em terras africanas e estão confirmados os amistosos contras os esquadrões do Zimbábue e da Tanzânia. Piada. A boa noticia para os jogadores é que o treinador liberou o sexo durante as folgas. Mas nesse ponto Maradona superou a todos permitindo o ´oba-oba´ durante toda a competição. Fora a promessa de sair pelado caso seja campeão .

O Brasil chega uma vez mais como um dos favoritos para o título. Mas o protagonismo principal terá a Seleção Espanhola, a nº 1 do ranking da FIFA. Para Dunga, melhor assim. Sempre que o Brasil chegou desacreditado numa Copa, surpreendeu. As conquistas de 70, 94 e 2002 confirmam. Os fracassos de 82, 98 e 2006 também. A impressão é que a primeira Copa do Continente Africano será misteriosa, desconhecida. O certo é que o Brasil terá uma dura tarefa por diante…