O River Plate comemora o título histórico da Libertadores conquistado no Bernabéu / Ruben Albarrán - AE
Os jogadores do River Plate comemoram o título histórico da Libertadores 2018, conquistado no Bernabéu / Ruben Albarrán – AE

A final mais longa da Copa Libertadores da América chegou ao fim. Após quase um mês da disputa do primeiro duelo, River Plate e Boca Juniors fizeram a segunda e decisiva partida no último domingo, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).

Apesar do gigantesco número de críticas recebidas por ser realizada na Europa, a decisão da principal competição sul-americana de clubes foi um sucesso. Dentro de campo, melhor para o River Plate que derrotou o arquirrival de virada, por 3 a 1.

Benedetto abriu o placar para o Boca Juniors no último minuto antes do intervalo. Mas na segunda parte, especialmente após a entrada de Quintero (eleito MVP da final), o River Plate reagiu e conseguiu o empate com um golaço de Lucas Pratto.

Na prorrogação, Quintero virou o placar com um golaço (veja abaixo). O Boca Juniors, que tinha perdido Barrios por expulsão e Gago por lesão, foi para o sacrifício e até mandou uma bola na trave. Entretanto, no último lance da partida, Martínez aproveitou um contra-ataque letal e selou a vitória.

Se a final foi a mais longa já vista na história da Libertadores, não dá para imaginar o que vai durar a celebração dos torcedores do River após vencer um duelo contra maior rival que já entrou para a história. 

Vexame mundial

A clássico histórico foi disputado a milhares de quilômetros do território argentino por culpa da violência da torcida do River contra os jogadores rivais a poucas horas da que seria a partida decisiva. A partida foi suspensa e os ‘Gallinas’ perderam o mando de campo. 

Com tantos países e estádios disponíveis em toda a América do Sul, a Conmebol decidiu que a partida deveria ser disputada em ouro continente, a Europa. Mais precisamente no estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).

Um vexame mundial, que só não foi maior do que a falta de capacidade mostrada pela Conmebol e – indiretamente – pelo continente sul-americano de sediar com segurança uma partida dessa magnitude.