Vettel triunfou em Suzuka, sua terceira vitória na temporada 2010 da F1.

Na teoria, o GP do Japão deveria servir para apontar o grande favorito ao título do mundial de pilotos na temporada 2010 da F1. Na prática, a assunto ficou ainda mais indefinido após a ´dobradinha´ da Red Bull no circuito de Suzuka. Para o alemão Sebastian Vettel foi como ganhar duas vezes. A intensa chuva no sábado obrigou o treino classificatório a ser realizado no domingo, apenas cinco horas antes da corrida. Vettel fez a pole de café-da-manhã, almoçou a vitória e voltou a estar na briga pelo título.

O triunfo em Suzuka deixou o alemão na terceira posição do mundial de pilotos. Ele possui os mesmos pontos que Fernando Alonso (206), mas tem uma vitória a menos que o espanhol, vice-líder do campeonato. “Não foi fácil, mas resultou numa vitória incrível. Consegui controlar a corrida”, comentou Vettel após a prova. O resultado deu asas à equipe Red Bull que confirmou sua superiodade técnica sobre os rivais durante todo o fim de semana, abrindo uma vantagem de 45 pontos para a McLaren no mundial de construtores.

A festa foi completa já que Mark Webber aumentou sua vantagem como líder do campeonato ao assegurar o segundo lugar no pódio do Japão. O piloto australiano é o candidato melhor posicionado para chegar ao título. Das três corridas que faltam, dois circuitos favorecem os carros da Red Bull. O único GP que não lhes dá vantagem é o do Brasil, onde a Ferrari é quem manda. Justo a equipe italiana do espanhol Fernando Alonso, um rival famoso por sua competitividade sem fronteiras e que segue na luta com a faca entre os dentes.

Webber em 2º e Alonso, em 3º, completaram o pódio no circuito de Suzuka (Japão).

O piloto da escuderia italiana saiu feliz da vida do circuito de Suzuka. Para ele não tinha melhor resultado que a terceira posição na prova, já que era impossível acompanhar o ritmo da Red Bull. “O terceiro lugar é o máximo que podia conseguir. No final, saímos daqui com um bom número de pontos”, destacou Alonso. Na Espanha, todos acreditam que ele vai tirar a diferença de Webber na raça e na técnica nessa reta final da temporada 2010 da F1. Se conseguir, vira santo.

Já quem parece estar pagando os pecados é o inglês Lewis Hamilton. De líder do campeonato passou ao quarto lugar nas três últimas corridas. Entre acidentes e problemas no carro, Hamilton vê o mundial se distanciando cada vez mais. Acabou em quarto em Suzuka e Jenson Button, seu companheiro de equipe, em quinto. A McLaren desinflou. Agora, faltam apenas três ´rounds´. O primeiro deles no próximo dia 24, na Coréia do Sul. Se a FIA aprovar o circuito…

Classificação mundial F1 Pilotos (5 primeiros)

1 – Mark Webber (AUS/Red Bull Racing) – 220 pontos
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 206
3 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Racing) – 206
4 – Lewis Hamilton (ING/McLaren – Mercedes) – 192
5 – Jenson Button (ING/McLaren – Mercedes) – 189

Classificação mundial F1 Construtores (5 primeiros)

1 – Red Bull Racing –  426 pontos
2 – McLaren Mercedes – 381
3 – Ferrari  – 334
4 – Mercedes GP – 176
5 – Renault – 133